PF desarticula fraudes em concursos de instituições federais de ensino em Brumado
PF desarticula fraudes em concursos de instituições federais de ensino em Brumado
Uma operação foi deflagrada pela Polícia Federal, em conjunto com o Ministério Público Federal na manhã desta quarta-feira (04), para combater fraudes em concursos públicos de instituições federais de ensino no município de Brumado. A operação intitulada como “Reprovados” cumpriu cinco mandados de condução coercitiva e cinco de busca e apreensão.
De acordo com a operação, há indícios de que os investigados tenham se utilizado de fraude para conseguir aprovações em certames públicos junto à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e junto ao Instituto Federal da Bahia (IFBA), ambos organizados pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.
Conforme a PF, a fraude foi operacionalizada mediante alteração dos dados cadastrais dos investigados, com acréscimo de sílaba idêntica no início dos seus prenomes, o que possibilitou que realizassem as provas todos na mesma sala e obtivessem o mesmo número de acertos, alcançando, inclusive, aprovação em concurso público do IFBA.
Os suspeitos responderão pelos crimes de fraude em certames de interesse público, falsidade ideológica e de constituição e participação em organização criminosa.