Geral

Morre museóloga Sylvia Athayde aos 75 anos, em Salvador

Morre museóloga Sylvia Athayde aos 75 anos, em Salvador

Por Da Redação

Morre museóloga Sylvia Athayde aos 75 anos, em SalvadorMuseu de Arte da Bahia/DIvulgação

A museóloga, professora da Ufba, e ex-diretora do Museu de Arte da Bahia, Sylvia Athayde, faleceu na noite desta segunda-feira (21), no Hospital Aliança, em Salvador, aos 75 anos. Internada desde o último dia 3, foi diagnosticada com colangiocarcinoma na vesícula, fígado e intestino. Athayde era viúva do professor Johildo Athayde. Deixou dois irmãos, Themistocles Menezes Neto e Maria Cristina Menezes Fichman e quatro sobrinhos. O velório está acontecendo, nesta manhã, no Palácio da Aclamação, e o sepultamento no Campo Santo, às 16h.


Sylvia assumiu a direção do Museu de Arte da Bahia, que integra a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em 1991, permanecendo até março de 2015, sendo substituída pelo sociólogo e fotógrafo Pedro Arcanjo. Athayde foi professora do curso de Museologia da Ufba, de 1973 a 1997, quando ministrou as disciplinas Técnicas de Museu, Artes Decorativas (Mobiliário, Cerâmica e Ourivesaria), Heráldica, Museografia e Estágio de Museologia. Foi coordenadora e vice coordenadora do Colegiado do Curso de Museologia de 1974 a 1976. Coordenou e implantou o projeto do Núcleo de Artes do Desenbanco. Curadora de inúmeras exposições realizadas em Salvador, na Bahia, Brasília, Fortaleza, São Paulo, e em países como Portugal e França. Foi membro: da Comissão Nacional de Museus, criada pelo Ministro Francisco Weffort, em 1994; do Conselho de Cultura da Associação Comercial da Bahia; do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (1979-1983-1987); da Comissão Julgadora (designada pelo Ministério da Educação e Cultura) para o reconhecimento do Curso de Museologia das Faculdades Integradas Estácio de Sá, Rio de Janeiro ? 1981; da Associação Portuguesa de Museologia e do Conselho Curador da Fundação Pierre Verger.


Em nota, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) lamentaram a morte da museóloga. A SecultBA transmitiu o seu pesar pelo acontecido aos familiares e amigos.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.