A fiscalização da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) no período da folia gerou, entre 12 e 16 de fevereiro, 4.353 autuações. Deste total, 1.503, ou 35%, foram de condutores notificados somente no Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães, principalmente por estacionamento irregular na área de embarque e desembarque.
O órgão comentou que 14 equipes trabalham para garantir a segurança viária, estando distribuídas em pontos estratégicos, sete no entorno dos circuitos tradicionais – Barra-Ondina e Centro – e outras sete atuam no Carnaval dos Bairros, que acontecem em Itapuã, Liberdade, Periperi, Cajazeiras, Plataforma, Boca do Rio, e no Palco do Rock, montado no Jardim de Alah.
Do Vale do Canela à Av. Contorno, foram notificados 82 condutores. Na Av. Garibaldi, mais 360. Da Centenário à Barra, foram 236. No Centro (Barris, Politeama, Pelourinho e Aquidabã), foram mais 124. Em Ondina, 126. Na Graça, da Ladeira da Barra ao Largo da Vitória, 265. E nos bairros onde há Carnaval realizado pela Prefeitura, as autuações somaram 84.
Blitzes
Desde o primeiro dia de Carnaval, a Transalvador abordou 2.099 condutores em blitze de Lei Seca, autuando 698 deles por beberem ao volante e 469 por falta de documentação exigida, licenciamento vencido ou ausência de equipamentos de segurança. Sete condutores foram encaminhados a uma delegacia por terem cometido crime de trânsito, quando é detectado mais de 0,30 mg de álcool por litro de sangue, 78 veículos foram removidos ao pátio da superintendência e 417 carteiras de habilitação foram apreendidas. Nas blitze de tolerância zero ao estacionamento irregular, até agora foram autuados 875 condutores.
Fonte: Da redação