AO VIVO Últimas Notícias
05/02/2015 06h41 | Atualizado em 05/02/2015 07h45

Festa da Lavagem de Itapuã acontece nesta quinta-feira (05)

Festa da Lavagem de Itapuã acontece nesta quinta-feira (05)

Da Redação

Desde as 2h desta quinta-feira (05) foi dada a largada para uma das mais tradicionais festas populares de Salvador, a Lavagem de Itapuã, que este ano completa 110 anos. O Bando Anunciador percorreu as ruas dos bairros convocando os moradores para assistir a queima de fogos que aconteceu no início desta manhã, celebrando o começo das comemorações com um café da manhã servido pela própria comunidade.

A partir das 10h, aproximadamente 250 baianas e 26 entidades culturais de Itapuã e adjacências saem da Avenida Otávio Mangabeira, no Coqueiral de Piatã, seguindo até a praça da igreja Dorival Caymmi, onde acontece a lavagem das escadarias e se dá a festa profana com barracas, blocos de chão e fanfarras.

O ordenamento de trânsito e de ambulantes, iluminação, banheiros públicos, além de um reforço médico nas unidades do 7º Centro de Saúde José Mariane e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado, que funcionarão normalmente, ficaram por conta da organização da Prefeitura.

Histórico
A Lavagem de Itapuã é uma homenagem à Nossa Senhora da Conceição de Itapuã e Iemanjá. A tradição foi iniciada pelas mãos de uma antiga moradora do bairro, conhecida como Dona Niçu, e hoje é mantida por seus filhos e netos. Todos os anos, a festa reúne pescadores, baianas, ciclistas, capoeiristas e cavaleiros num misto de festa religiosa e lúdica.

Fonte: Da Redação