Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Projeto Chefe da Quebrada lança concurso de bartenders em Salvador

Inscrições para concurso de bartenders em Salvador com ingredientes da agricultura familiar estão abertas até o dia 28 de outubro

Por Júlia Naomi.

O projeto Chefe da Quebrada, iniciativa gastronômica que promove visibilidades para talentos da periferia, está com inscrições abertas para sua quarta edição. Desta vez, ingredientes da agricultura familiar se unem à coquetelaria em um concurso de bartenders em Salvador, no bairro da Ribeira.

3ª Edição do Projeto Chefe da Quebrada teve como tema agricultura familiar e valorização de alimentos em desuso. Foto: Acervo pessoa / Jonatas Bomfin

Os participantes deverão elaborar coquetéis autorais, à base de cachaça, utilizando insumos da agricultura familiar baiana, como frutas regionais, polpas, geleias, melados, ervas e xaropes artesanais. A proposta é valorizar o valor cultural e econômico dos ingredientes. 

Idealizado por Jonatas Bomfim, cozinheiro formado pelo Senac Bahia e bacharelando em Gastronomia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ação é parte de um projeto social e de extensão da universidade, que tem o objetivo de incentivar a gastronomia periférica e fortalecer os conexões entre produtores, comunidades e mercados.

Bomfim também é criador de um curso de gastronomia agroflorestal, com aulas sobre o sistema de cultivo e a preparação de pratos com ingredientes colhidos durante a experiência.

Premiações e júri do concurso de bartenders em Salvador

Os vencedores terão acesso a acompanhamento e consultorias gratuitas com professores de gastronomia da UFBA e profissionais da coquetelaria, além de premiações surpresa.

Concurso de bartenders em Salvador deve acontecer na primeira quinzena de novembro, no bairro da Ribeira. Foto: Guigamotta Fotografia / Divulgação Purgatório Bar

Os participantes serão avaliados por uma equipe de especialistas reconhecidos na coquetelaria, além de comunicadores da área de gastronomia:

  • Éder Bomfim, supervisor executivo de qualidade nos bares da rede Cantina Volpi;
  • Raimundo Freire, o idealizador do 1º Curso de Sommelier de Cachaças da Bahia;
  • Sol Cerqueira,consultora de bares e restaurantes, sócia da VDC Produções e embaixadora de marcas baianas como a Pato Preto Destilaria e o Licor Royal Charlotte;
  • Jonatan Albuquerque, proprietário e diretor criativo do Purgatório Bar, que alcançou reconhecimento internacional ao figurar entre os 500 melhores bares do mundo;
  • Lara Helena, cozinheira profissional pelo Senac, graduanda em gastronomia e presidente da atlética de Gastronomia da UFBA;
  • David Bento, advogado e blogueiro sobre comida de rua em Salvador;
  • Tairine Ceuta, jornalista especializada em gastronomia;
  • Néli Pereira, consultora, mixologista, mestre em cultura brasileira e autora do livro "Da Botica ao Boteco";
  • Isadinha Bello, especialista em bebidas brasileiras, especialista em destilados, consultora, jurada internacional;
  • Leonela Borges, participante Top 6 do MasterChef Brasil 2025.

Como se inscrever?

As inscrições estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pelo direct do Instagram
@chefjonatasbomfim até o dia 28 de outubro de 2025.

A culminância do concurso ainda não tem data definida, mas está prevista para a primeira quinzena de novembro.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.