Projeto Chefe da Quebrada lança concurso de Bartenders em Salvador
Inscrições para concurso de bartenders em Salvador com ingredientes da agricultura familiar estão abertas até o dia 28 de outubro
Por Júlia Naomi.
O projeto Chefe da Quebrada, iniciativa gastronômica que promove visibilidades para talentos da periferia, está com inscrições abertas para sua quarta edição. Desta vez, ingredientes da agricultura familiar se unem à coquetelaria em um concurso de bartenders em Salvador, no bairro da Ribeira.
Os participantes deverão elaborar coquetéis autorais, à base de cachaça, utilizando insumos da agricultura familiar baiana, como frutas regionais, polpas, geleias, melados, ervas e xaropes artesanais. A proposta é valorizar o valor cultural e econômico dos ingredientes.
Idealizado por Jonatas Bomfim, cozinheiro formado pelo Senac Bahia e bacharelando em Gastronomia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ação é parte de um projeto social e de extensão da universidade, que tem o objetivo de incentivar a gastronomia periférica e fortalecer os conexões entre produtores, comunidades e mercados.
Bomfim também é criador de um curso de gastronomia agroflorestal, com aulas sobre o sistema de cultivo e a preparação de pratos com ingredientes colhidos durante a experiência.
Premiações e júri do concurso de bartenders em Salvador
Os vencedores terão acesso a acompanhamento e consultorias gratuitas com professores de gastronomia da UFBA e profissionais da coquetelaria, além de premiações surpresa.
Os participantes serão avaliados por uma equipe de especialistas reconhecidos na coquetelaria, além de comunicadores da área de gastronomia:
- Éder Bomfim, supervisor executivo de qualidade nos bares da rede Cantina Volpi;
- Raimundo Freire, o idealizador do 1º Curso de Sommelier de Cachaças da Bahia;
- Sol Cerqueira,consultora de bares e restaurantes, sócia da VDC Produções e embaixadora de marcas baianas como a Pato Preto Destilaria e o Licor Royal Charlotte;
- Jonatan Albuquerque, proprietário e diretor criativo do Purgatório Bar, que alcançou reconhecimento internacional ao figurar entre os 500 melhores bares do mundo;
- Lara Helena, cozinheira profissional pelo Senac, graduanda em gastronomia e presidente da atlética de Gastronomia da UFBA;
- David Bento, advogado e blogueiro sobre comida de rua em Salvador;
- Tairine Ceuta, jornalista especializada em gastronomia.
Como se inscrever?
As inscrições estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pelo direct do Instagram
@chefjonatasbomfim até o dia 28 de outubro de 2025.
A culminância do concurso ainda não tem data definida, mas está prevista para a primeira quinzena de novembro.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).