Burguer King anuncia fechamento de lojas na Argentina
O fechamento de lojas do Burguer King na Argentina integra um plano comercial da empresa Alsea, responsável pela marca
Por Lucas Pereira.
O Burguer King anunciou o fechamento das lojas da rede na Argentina após 36 anos de história. Isso acontece porque o grupo mexicano Alsea, responsável pela operação do BK no país há mais de uma década, anunciou que pretende vender a rede no país e se desfazer também da licença da marca no Chile e no México.
A informação foi divulgada pelo jornal La Nación. A rede entrou no mercado argentino em 1989 e atualmente conta com 116 unidades. A negociação inclui ainda 86 lojas no Chile e 175 no México, totalizando 377 pontos de venda.
O processo faz parte de uma estratégia de desinvestimento da Alsea, que no ano passado vendeu 54 unidades do Burger King na Espanha, compradas pelo fundo inglês Cinven. O grupo busca concentrar esforços em outras marcas do portfólio, como Starbucks e Domino’s. O BK perdeu espaço dentro do mercado argentino com a consolidação do McDonald's e da rede Mostaza.
A tarefa de encontrar compradores foi delegada ao Banco BBVA, que iniciou sondagens com fundos de investimento, operadores internacionais de fast food e empresas locais do setor alimentício.
No Brasil, a rede Burguer King chegou em 2004 e atualmente possuí mais de 850 pontos de venda, segundo informações do próprio BK. Nos últimos anos, diversas campanhas de marketing curiosas viralizaram nas redes sociais.
Em junho deste ano, a rede anunciou que daria um sanduíche Whooper grátis para “cornos” e “cornas” de todo o Brasil durante a campanha "Corno Drive-Thru".
Já em janeiro, durante o lançamento do novo hambúrguer, o "BK Taste", os advogados que possuam carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) puderam retirar um sanduíche gratuitamente por CPF.
Por fim, no período eleitoral de 2024, o Burguer King "comprou o voto" dos eleitores em uma campanha que ofereceu ao eleitor que apresentasse seu comprovante de votação uma batata frita ou uma onion rings média grátis.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).