GOL DA BASE! Bahia vence o Ceará e vai à final da Copa do Nordeste

O Bahia venceu o Ceará por 1x0, no final do jogo, e vai disputar o seu quinto título de Copa do Nordeste

Por Lucas Pereira.

Na emoção e com a força da base, o Bahia garantiu sua classificação para a final da Copa do Nordeste 2025! Com gol aos 48 minutos do segundo tempo, do jovem Tiago, o Tricolor superou o Ceará por 1x0 e vai buscar seu quinto título da Lampions League.

A partida teve transmissão exclusiva da TV Aratu e do Aratu On, sob o comando de Fabrício Cunha, Marcelo Castro — o Juca — e Thiago Mithra, direto do estúdio. No palco do jogo, a Arena Fonte Nova, Caio Leony e Iago Ribeiro trouxeram todos os detalhes da partida.

O Bahia venceu o Ceará por 1x0, no final do jogo, e vai disputar o seu quinto título de Copa do Nordeste. Foto: Letícia Martins/EC Bahia

+Bahia e Ceará: como chegam as equipes na semifinal da Copa do Nordeste

Resumo do jogo

O primeiro tempo do jogo foi marcado por um domínio da posse de bola do Bahia, que controlou as ações de jogo. Entretanto, o Esquadrão encontrou dificuldades para criar jogadas ofensivas com maior verticalidade, graças à defesa bem postada do Ceará. Aos 20 minutos, o Tricolor Baiano criou seu primeiro lance de real perigo após uma boa jogada iniciada por Juba; a bola foi trabalhada para o lado direito, onde Ademir, que estava livre, acabou escorregando no momento da finalização.

+Bahia e Ceará definiram 3 finais da Copa do Nordeste nos últimos 10 anos

Pouco depois, aos 21, o Bahia sofreu uma baixa importante: o volante Caio Alexandre sentiu a perna direita, deixou o campo no carro-maca, chorando bastante, e foi substituído por Nico Acevedo. Aos 43 minutos, Ademir protagonizou outro lance perigoso. Com dois marcadores em cima, ele girou bem e finalizou para uma grande defesa do goleiro Bruno. O último lance da primeira etapa foi marcada por uma falta feita por Santiago Arias após a cobrança de Aylon, a bola explodiu em Juba antes de sair pela lateral e o juiz decretar o fim da primeira metade da partida. 

Na saída do intervalo, o capital e camisa 10 Everton Ribeiro falou ao repórter Iago Ribeiro, da TV Aratu, que o time precisa de mais "calma" para conseguir o resultado: "Temos que ter um pouquinho mais de calma pra fazer o gol e sairmos vencedores", contou.

Sem mudanças em ambas equipes, o segundo tempo começou com um Ceará mais ousado, criando mais chances de perigo e incomodando o Bahia. A marcação proposta por Léo Condé encaixou e o time de Rogério Ceni não conseguiu criar jogadas nos primeiros 15 minutos de jogo.

Mudando um pouco seu modus operandi Ceni fez mudanças cedo, logo aos 14 minutos, com as entradas de Lucho Rodríguez e Cauly nos lugares de Willian José e Kayky. Do pé direito de Lucho saiu a primeira grande chance do Bahia na segunda etapa, uma boa cobrança de falta que obrigou o goleiro Bruno fazer boa defesa.

Dois minutos depois, Pedro Raul recebeu a bola em contra-ataque, mas finalizou para fora. O técnico cearense mexeu na equipe, tirando Rafael Ramos por Nicolas, aos 19, e mais três mudanças aos 25: Pedro Henrique, Lourenço e Richardson, nos lugares de Aylon, Mugni e Fernando Sobral, respectivamente. 

+Todos os campeões da Copa do Nordeste: veja lista completa desde 1994

O jogo ficou mais franco e o Bahia buscou abrir o placar em jogadas de Ademir e Lucho, mas sem grandes perigos, muito mérito da defesa cearense, que condicionava o Tricolor ao erro e agredia no contra-ataque. Ceni gastou suas últimas alterações com Rodrigo Nestor e Tiago, nas vagas de Jean Lucas e Ademir, muito desgastados.

Foi justamente aqui que o jogo virou para o Bahia. O jovem Tiago, da base Tricolor, entrou com fome e aos 45 fez um cruzamento perigosíssimo que a zaga cortou. Se o Ceará tentava cozinhar o jogo e levar para os pênaltis, o Bahia corria contra o tempo - ainda mais após a arbitragem dar somente 6 minutos de acréscimos.

Enfim, aos 48 minutos, após cruzamento de Everton Ribeiro, vindo da esquerda, a bola passou por todo mundo e foi bater em Tiago, no segundo pau, para dar a classificação do Esquadrão para a final da Copa da Nordeste.

 

 

Fim de papo em Salvador e os jogadores do Bahia foram comemorar a classificação com os 36 mil torcedores que estavam na Fonte Nova. A decisão será contra o Confiança, mesmo clube que eliminou o maior rival Tricolor, o Vitória.

Herói da classificação, o jovem Tiago, de 20 anos, falou à TV Aratu sobre a emoção de poder levar o time à final da Copa do Nordeste: "Tô muito feliz. É minha primeira final da Copa do Nordeste. Agora é descansar, hoje é festa. Tudo isso é graças ao Senhor Jesus Cristo, também fruto do meu trabalho, eu venho me dedicando muito desde o começo da temporada", contou

Ao fim do jogo, os atletas do Bahia comemoraram a classificação com a torcida. Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.