Bahia e Ceará definiram 3 finais da Copa do Nordeste nos últimos 10 anos

Bahia e Ceará se reencontram pela Copa do Nordeste nesta quarta-feira, pelas semifinais da competição

Por Lucas Pereira.

Bahia e Ceará definem nesta quarta-feira (20) qual equipe vai para a decisão da Copa do Nordeste 2025, e o jogo vai ter transmissão exclusiva na tela da TV Aratu e no Aratu On. Nos últimos 10 anos da competição, as duas equipes definiram três finais e você vai relembrar cada uma delas:

Desde 2015, Bahia e Ceará figuraram entre os finalistas em diversas oportunidades; enquanto o Tricolor disputou 5 decisões, o Alvinegro jogou 4 vezes. Em termos de títulos, os baianos levam vantagem: 4 contra 3.

+Todos os campeões da Copa do Nordeste: veja lista completa desde 1994

No confronto direto, os times se enfrentaram três vezes, com o time cearense vencendo duas vezes, enquanto os baianos levantaram o troféu em uma única oportunidade. Relembre agora os jogos:

Bahia e Ceará. Foto: Reprodução


Final da Copa do Nordeste em 2015 

O primeiro título do Ceará na Copa do Nordeste foi em 2015. Foto: Reprodução/Ceará

Na linha do tempo, Bahia e Ceará disputaram o título da Copa do Nordeste em 2015, em duas finais extremamente disputadas. O primeiro jogo aconteceu dia 22 de abril, na Arena Fonte Nova, com os cearenses como favoritos, visto que foram vice-campeões no ano anterior.

As escalações foram as seguintes:

Bahia: Jean; Tony, Robson, Thales e Patric; Wilson Pittoni, Souza e Tiago Real; Maxi Biancucchi, Léo Gamalho e Kieza. Técnico: Sérgio Soares

Ceará: Luis Carlos; Samuel Xavier, Charles, Gilvan e Fernandinho; Sandro Manoel, Uillian Correia, Ricardinho e Marinho; Assisinho e Magno Alves. Técnico: Silas

Cerca de 40.982 torcedores estiveram nas arquibancadas da Fonte e viram o Ceará sair vitorioso pelo placar mínimo de 1x0, gol de Ricardinho após um frangaço do goleiro Jeanzinho.

 

 

Para o jogo de volta, no dia 29, Sergio Soares promoveu mudanças na equipe titular, com Titi, Bruno Paulista e Rômulo, nos lugares de Thales, Patric e Léo Gamalho. Com a vantagem, o Ceará começou só com uma mexida — Marinho deu lugar a Wescley.

Neste derradeiro jogo, mais de 63 mil torcedores lotaram a Arena Castelão e viram o Ceará faturar seu primeiro título na Lampions League, que veio de maneira invicta. Dominante, o time de Silas venceu com dois gols de cabeça, vindos de duas assistências de Ricardinho; Charles, aos 16, fez o primeiro gol, e Gilvan, aos 7 do segundo tempo, ampliou. Com 3x0 no agregado, o Ceará administrou o resultado e viu o Bahia fazer seu gol de honra aos 45, com Maxi Biancucchi. 

Final da Copa do Nordeste 2020

O Ceará ganhou seu bicampeonato em 2020, sobre o Bahia. Foto: Ceará

Cinco anos depois, Bahia e Ceará se enfrentaram novamente em uma final de Nordestão. Mudaram os elencos, mas o resultado final foi o mesmo: Ceará campeão daquela edição após vencer os dois jogos contra o Tricolor Baiano.

A ida foi em 1 de agosto, na Arena Castelão, com os cearenses vencendo, de virada, por 3x1. As escalações foram:

Ceará: Fernando Prass; Samuel Xavier, Klaus, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho, Charles, Fernando Sobral, Vina e Leandro Carvalho; Cléber Técnico: Guto Ferreira

Bahia: Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Flávio e Rodriguinho; Élber, Fernandão e Clayson. Técnico: Roger Machado

Os gols foram marcados por Fernandão, para o Bahia, e Fernando Sobral, Cléber e Matheus Gonçalves.

Na partida de volta, que ocorreu no Estádio de Pituaçu, o Bahia teve uma única mudança, com Rossi no lugar de Clayson. O time do Ceará também foi praticamente o mesmo, com apenas a mudança de Charles por Willian Oliveira. Precisando reverter o placar, o time do Bahia não conseguiu fazer um bom jogo e viu os adversários administrarem o resultado e ampliarem a vantagem com Cléber, aos 15 do segundo tempo. Resultado de 4x1 no agregado e Ceará bicampeão.


Final da Copa do Nordeste 2021

Bahia campeão da Copa do Nordeste 2021 sobre o Ceará. Foto: Bahia

Reeditando a final do ano anterior, Bahia e Ceará lutaram pelo título da edição 2021 da Copa do Nordeste e fizeram duas finais excelentes e disputadas até o final. O primeiro jogo foi na capital cearense e terminou com vitória dos donos da casa, após a Lei do Ex imperar: gol do atacante Jael, de falta, aos 47 do segundo tempo. 

Além disso, o equilibro da partida foi tanto que houve uma expulsão para cada lado: O zagueiro Luiz Otávio, pelo Bahia; e o volante Charles, pelo Ceará.

Relembre as escalações:

Ceará: Richard; Marcos Ytalo, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Willian Oliveira, Charles e Vina; Lima, Felipe Vizeu e Mendoza. Técnico: Guto Ferreira

Bahia: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; De Lucca, Thaciano e Danielzinho; Rodriguinho, Gilberto e Rossi. Técnico: Dado Cavalcanti


Para o jogo de volta, na Arena Castelão, as escalações foram as seguintes:

Ceará: Richard; Marcos Ytalo, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Willian Oliveira, Charles e Vina; Lima, Felipe Vizeu e Mendoza. Técnico: Guto Ferreira

Bahia: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; De Lucca, Thaciano e Danielzinho; Rodriguinho, Gilberto e Rossi. Técnico: Dado Cavalcante.

Marcado por muita disputa, o Ceará precisava de um empate para ser tricampeão da competição. Porém, quem mostrou sua força foi o Bahia, ainda no primeiro tempo, com e Rodriguinho, aos 18 minutos e Gilberto, aos 25. Com o resultado, o Tricolor tinha tudo para conseguir levar o troféu no tempo regulamentar. 

+O que o Bahia deve fazer para reverter a vantagem do Ceará na final da Copa do Nordeste?; Aratu On ouviu especialistas no assunto; assista

Porém, mais uma vez, Jael fez um gol no final do jogo, aos 38 minutos, levando o jogo para os pênaltis. Nas cobranças, o goleiro Tricolor, Matheus Teixeira defendeu o pênalti de Jorginho e viu Marlon bater para fora. Com exceção de Tonny Anderson, que viu Richard pegar a cobrança, todos os cobradores do Bahia marcaram, inclusive o zagueiro Conti, último batedor e responsável por sacramentar o título da equipe.

Durante a comemoração do título, uma confusão entre os jogadores aconteceu, resultando em cinco expulsões: Jael, Gabriel Dias e Mendoza, pelo Ceará, e Daniel e Juninho, do lado do Bahia.

Edição 2025 da Copa do Nordeste

Depois de sua conquista em 2021, o Bahia não voltou a disputar uma final da Copa do Nordeste desde então, enquanto o Ceará voltou em 2023 e conquistou seu quarto título, diante do Sport.

Nesta semifinal de 2025, Bahia e Ceará vivem um novo momento de suas trajetórias. O Tricolor, controlado pelo Grupo City desde 2022, é o atual campeão baiano e ocupa a 4ª posição da Série A. Os cearenses, atualmente na 10ª posição, também é o campeão estadual.

Com narração de Fabrício Cunha, comentários de Caio Leony e participação de Marcelo Castro, a transmissão da TV Aratu começa às 21:30h. Antes disso, a partir das 19:45h, com a participação de Marcelo Castro e Thiago Mithra, a equipe se reúne no Youtube para uma live pré-jogo, debatendo e analisando todos os detalhes.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.