Gandula chama atenção em lance do gol do Bahia: 'Homem do jogo'; vídeo
Atuação rápida do gandula em lance que resultou no gol do Bahia chamou atenção nas redes sociais
Por Juana Castro.
O gol de Thiago, revelação da base tricolor, nos acréscimos, "lavou a alma" do torcedor e garantiu a classificação do Bahia para a final da Copa do Nordeste, na noite desta quarta-feira (20). Mas, no mesmo lance, uma outra cena também chamou a atenção: a atuação rápida de um gandula.
Com duas bolas em campo por um breve momento, o gandula agiu rapidamente para remover a segunda, garantindo que a jogada fluísse sem intercorrências. A intervenção foi crucial, pois a permanência da bola poderia ter levado o árbitro a paralisar a partida contra o Ceará.
E foi justamente a fluidez do lance que permitiu o cruzamento de Everton Ribeiro para Thiago. De primeira, o jogador - que tinha entrado há poucos minutos - balançou as redes do goleiro do Vozão. Com o resultado, o time comandado por Rogério Ceni avançou para a decisão contra o Confiança. O clube sergipano, por sua vez, disputará a final da "Lampions League" pela primeira vez.
Confira abaixo a ação do gandula no lance que resultou no gol do Bahia:
Repercussão nas redes sociais
Nas redes sociais, algumas pessoas elogiaram o gandula e brincaram: "Homem do jogo". Outras, porém, viram a atitude como prejudicial ao Ceará. Veja algumas reações:
Homem do jogo: o gandula!
— comuecbahia (@comuecb) August 21, 2025
Não fosse ele ali o jogo teria sido paralisado por ter 2 bolas em campo pic.twitter.com/I1DahLDHRW
O gandula meteu o FODA-SE e entrou em campo para ir buscar a bola e o juiz não parar o jogo.
— bz (@baheazuero) August 21, 2025
RESULTADO: GOL DO BAHIA pic.twitter.com/BV28r1T0nJ
Gandula em campo, duas bolas em jogo… vale tudo para o Bahia. O Ceará, mais uma vez, é assaltado na Fonte Nova. pic.twitter.com/fjFUrEPaX8
— Gabriel Lobo 🏁 (@GabrielLobo10) August 21, 2025
Em 2012, 'gandula rápida' ficou famosa após vitória do Botafogo
O ocorrido na Fonte Nova na partida entre Bahia e Ceará lembra outro caso do futebol brasileiro. Na final da Taça Rio de 2012, a então gandula Fernanda Maia entrou para a história do clássico Botafogo x Vasco ao repor, com agilidade, a bola para a cobrança de um arremesso lateral. A atitude, aos três minutos de jogo, resultou no primeiro gol do Glorioso, que venceu por 3 a 1.
Na época, a partida ficou conhecida como "o jogo da gandula" e Fernanda "viralizou" como a "gandula rápida do Botafogo". Ela foi destaque em programas esportivos e chamada para diversas entrevistas. Hoje, é apresentadora do SBT Sports Rio e locutora do Estádio Nilton Santos.
Relembre o lance:
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).