Após título do Bahia, Vitória mantém 'maior campeão do Nordeste' nas redes

Além dos quatro títulos reconhecidos pela CBF – 1997, 1999, 2003 e 2010 –, Vitória pleiteia oficialização do Torneio José Américo de Almeida Filho, conquistado em 1976

Por Da redação.

A rivalidade segue aflorada em Salvador. Após o Bahia vencer o quinto título da Copa do Nordeste, o Vitória manteve, nas bios nas redes sociais, o título de “maior campeão do Nordeste”.

A situação vem gerando provocações e brincadeiras de tricolores nas redes sociais, que inundaram os perfis do rival para tirar sarro da situação. “Atualiza a bio psg da engomadeira”, brincou um tricolor no perfil oficial do Vitória. “A bio é fake news 😂😂😂😂😂. Denuncia para a CBF”, brincou outro.

Vitória segue se considerando maior campeão do Nordeste | Foto: Instagram/@ecvitoria

O Bahia não deixou a situação barata e provocou o maior rival. “Esquadrão atropela na final, impõe 9 a 1 no placar agregado e se isola em número de títulos da Copa do Nordeste, agora com cinco oficiais e sem asterisco. Penta único”, publicou o perfil tricolor no Instagram (veja abaico).

Com a vitória por 5 a 0 contra o Confiança no último sábado (6), na Fonte Nova, o Bahia se tornou o maior campeão oficial da Copa do Nordeste, com cinco títulos – 2001, 2002, 2017, 2021 e 2025.

Apesar disto, o Vitória ainda se considera o maior campeão do torneio. Além dos quatro títulos reconhecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – 1997, 1999, 2003 e 2010 –, o Leão da Barra pleiteia a oficialização do Torneio José Américo de Almeida Filho, conquistado em 1976 sobre o América de Natal. A Liga do Nordeste, organizadora da competição, discorda da CBF e reconhece o título rubro-negro.

Embora reconheça oficialmente, a CBF já publicou em perfis oficiais que o Vitória é pentacampeão nordestino. Apesar disto, quatro títulos do Vitória seguem como os únicos homologados pela entidade.

Em 2021, Náutico e Vitória solicitaram à CBF o reconhecimento de títulos nordestinos antes de 1994, considerado pela confederação o ano do primeiro campeonato oficial da região. Até o momento, a entidade não se posicionou, mas, caso o pleito seja atendido, Bahia, Náutico e Vitória teriam, conforme este pedido, cinco títulos. 

O último título do Vitória na competição foi em 2010, contra o ABC. Neste ano, foi eliminado precocemente nas quartas de final justamente pelo Confiança, adversário do Esquadrão na final. 

Bahia se tornou maior campeão do Nordeste | Foto: Catarina Brandão/EC Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.