Vitória vence Sport, assume liderança e se classifica na Copa do Nordeste
Vitória chega aos 14 pontos e tira liderança do Sport, que segue com 12
Por Edimário Duplat.
O Vitória volta a vencer na temporada. Depois de dois tropeços na última semana, o Leão derrotou o Sport Recife por 1 a 0 e assumiu a liderança do Grupo A da Copa do Nordeste 2025. O resultado ainda deu ao rubro-negro baiano a classificação para às quartas de final do torneio. Já o Leão da Ilha, também classificado, caiu para a segunda posição da chave.
O início da partida teve as duas equipes arriscando pouco e estudando o adversário para melhor surpreender o rival, porém sendo travados nas marcações dos dois lados.
Com força pelos lados, o time pernambucano passou a ter mais presença na defesa baiana, fazendo com que o Vitória intensificasse a marcação para impedir o controle de bola do Sport. Com os visitantes mais avançados, o Leão da Barra também passou a levar perigo em lances rápidos que tentavam surpreender no contra-ataque da equipe rival.
A marcação forte dos dois lados, prejudicava o andamento da bola e forçou as duas equipes a valorizar os lances de bola parada. Aos 43, o Sport teve a melhor chance com Fabricio Domínguez que entrou pelo lado direito e se desequilibrou na finalização. Logo depois, o Vitória teve sua boa chance com Janderson, tendo a bola desviada pela zaga pernambucana.
Já aos 46, o Leão da Barra criou novamente e não desperdiçou. Em bola alçada na área, uma confusão fez o time baiano perder o tempo da bola, mas a bola sobrou para Janderson que chutou firme e não desperdiçou, abrindo o placar no Barradão.
No segundo tempo, o Sport veio com uma postura mais ofensiva para tentar empatar o jogo. Entretanto, o Vitória também não se absteve de atacar e deu dificuldades ao Leão da Ilha, levando perigo ao gol pernambucano desde os primeiros minutos.
Aos 4 minutos, os donos da casa criaram ótima chance de aumentar a vantagem, com o goleiro Caíque França defendendo no susto e vendo Pepê desperdiçar boa chance para o time baiano.
Com menos de 10 minutos, o Vitória acumulava lances de ataque ao gol do Leão da Ilha. Entretanto, o jogo foi ficando morno ao longo da etapa, com os treinadores efetuando modificações para dar mais ritmo a partida. Com isso, o Sport melhorou no jogo e passou a trabalhar mais na área dos anfitriões, que marcaram bem e impediam o empate do Sport Recife.
As modificações fizeram o time visitante melhorar o volume de jogo, fazendo com que a bola ficasse mais no setor defensivo dos baianos. Entretanto, a equipe de Thiago Carpini conseguiu se defender e seguia levando perigo em contra-ataques.
Ao chegar perto de seu final, o jogo começou a ficar mais nervoso e as duas equipes alternavam faltas que irritavam a equipe rival. Aos 42, Barleta atingiu a trave e levou a torcida visitante a suspirar com a tentativa de empatar o confronto. Logo depois, o Vitória teve a chance de matar o jogo, mas acabou se complicando sozinho no contra-ataque iniciado aos 45 minutos.
Nos acréscimos, o Sport seguiu levando perigo com investidas ao gol do Leão. Entretanto, erros de finalização e a boa defesa do Leão da Barra anularam os pernambucanos e mantiveram o resultado da partida. Após o apito final, atletas das duas equipes se estranharam e discutiram na saída do gramado.
Agora, o Vitória volta suas ações para a final do Campeonato Baiano, quando enfrenta o Bahia na segunda final do torneio estadual. Já o Sport inicia a decisão do Pernambucano no próximo sábado (22), quando enfrenta o Retrô.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).