Vídeos de rachaduras na arquibancada da Arena Fonte Nova viralizam: o que pode acontecer? Engenheiros respondem
No último sábado (6/8), no triunfo do Bahia por 1 a 0 sobre o CSA, a Fonte Nova teve público recorde do Bahia no ano – 44.885 pagantes e 45.358 no total. A marca superou o jogo contra o Grêmio, quando 41.617 pagaram ingresso.
Vídeos que circulam nas redes sociais nas horas últimas têm deixado os torcedores baianos preocupados. E, não é à toa. Na filmagem, é possível ver o que seria uma rachadura entre parte das arquibancadas da praça esportiva baiana.
🚨🚨🚨
ATENÇÃO @itaipavaarenafn , @ECBahia e @cbmba193
Torcedores filmaram irregularidades em partes da estrutura da Fonte Nova, algumas rachaduras na arquibancada.
Melhor agir agora do que acontecer outra tragédia pic.twitter.com/QUKASF2bJX
— Brenner Menezes (@menezes_brenner) August 8, 2022
LEIA MAIS: Último Lance: “Pode ter evitado algo maior”, diz Nonato sobre gol perdido dez anos após tragédia
Procurada pela reportagem do Aratu On, nesta segunda-feira (8/8), a assessoria da Arena Fonte Nova se pronunciou. Em nota, ressaltou "que realiza uma programação planejada, atenta e constante de manutenção preditiva, preventiva e corretiva em suas instalações".
O texto ainda trouxe uma informação de Fábio Santos, engenheiro estruturalista responsável pelo laudo da Arena Fonte Nova. Segundo ele, "por conta de sua extensão, a estrutura conta com espaçamentos entre placas de concreto previstos para permitir movimentos naturais de origem térmica, mecânica e outros.
“Essas estruturas recebem manutenção preventiva e não representam nenhum tipo de risco estrutural”, finalizou a nota do empreendimento.
Ouvido pela reportagem do Aratu On, o engenheiro Leonel Borba tranquilizou os torcedores, mas disse que é preciso realizar uma vistoria mais detalhada, dentro do estádio. "Os responsáveis pela manutenção devem efetuar uma vistoria in loco para monitorar se a abertura está estacionada ou há aumento na sua abertura", destacou.
No último sábado (6/8), no triunfo do Bahia por 1 a 0 sobre o CSA, a Fonte Nova teve público recorde do Bahia no ano – 44.885 pagantes e 45.358 no total. A marca superou o jogo contra o Grêmio, quando 41.617 pagaram ingresso.
TRAGÉDIA
Após os vídeos registrados dentro da nova Arena Fonte Nova, de imediato, a lembrança que volta à cabeça é a da fatal tragédia do dia 25 de novembro de 2008.
Naquela ocasião, parte do anel superior da antiga Fonte Nova cedeu e matou sete torcedores do Bahia, presentes no estádio para o jogo contra o Vila Nova, pela Série C 2007, que decidiria o acesso do time à segunda divisão após dois anos no escalão mais baixo do futebol brasileiro - na época não existia a Série D -.
LEIA MAIS: Último Lance: “Sinto mais nada pelo clube”, diz sobrevivente de tragédia na Fonte
LEIA MAIS: PM suspeito de atirar em campeão de jiu-jítsu se entrega e é preso, em São Paulo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!