Rio/Niterói enfrenta Assunção para sediar os Jogos Pan-Americanos 2031
As duas cidades são as únicas candidatas para os Jogos Pan-Americanos
Por Edimário Duplat.
A Panam Sports, organização encarregada de gerir os Jogos Pan-Americanos, anunciou neste sábado (1) que recebeu apenas duas propostas para sediar a edição de 2031 do evento: uma de Assunção, no Paraguai, e outra das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em parceria.
Rio de Janeiro e Niterói fazem campanha conjunta para o Pan 2031. Foto: Divulgação/Panam Sports
“Às 23h59 de ontem, 31 de janeiro, encerrou-se o prazo para o envio de candidaturas de países e cidades que desejavam ser sedes dos XXI Jogos Pan-Americanos, que ocorrerão em 2031. As solicitações dos Comitês Olímpicos do Paraguai e do Brasil chegaram oficialmente à sede da Panam Sports no México, confirmando Assunção e Rio de Janeiro-Niterói como candidatas”, informou a entidade em comunicado.
As duas candidaturas devem atender a uma série de exigências até o dia 30 de abril, prazo em que deverão submeter o Dossiê de Candidatura à Panam Sports. Aquela que não satisfizer todos os requisitos estabelecidos até esta data será desclassificada do processo.
No dia 1º de maio, a Panam Sports deverá oficializar as candidaturas e formará uma Comissão Avaliadora, a qual examinará todos os aspectos pertinentes às candidaturas e realizará visitas às cidades que estão se propondo.
Autoridades apresentam a Carta De Intenção da Candidatura Rio/Niteroi Para O Pan 2031 Foto: Divulgação/COB
A última edição dos Jogos Pan-Americanos no Brasil ocorreu em 2007, no Rio de Janeiro. A cidade também recebeu os Jogos Olímpicos de 2016 e sediou parte da Copa do Mundo de 2014. Toda essa experiência acumulada ao longo dos anos é um dos pontos fortes da candidatura para alcançar o sucesso.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).