Rio de Janeiro e Niterói manifestam candidatura conjunta para o Pan de 2031
As duas cidades criam uma disputa interna com São Paulo para a candidatura brasileira ao Pan de 2031
As cidades do Rio de Janeiro e Niterói anunciaram, na última quarta-feira (27), a intenção de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. As duas cidades formalizarão a candidatura na próxima semana, com a entrega de uma carta conjunta ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Após a entrega da carta, o COB terá até o dia 31 de janeiro de 2025 para apresentar a candidatura brasileira à Panam Sports, entidade que realiza o evento. Vale lembrar que cada país pode submeter apenas uma candidatura, o que faz com que Rio/Niterói e São Paulo concorram internamente para sediarem o evento esportivo.
A escolha da sede ocorrerá durante a Assembleia Geral da Panam Sports, que será realizada em agosto do próximo ano, durante os Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, no Paraguai.
A candidatura das duas cidades foi apresentada ao presidente da Panam Sports, Neven Ilic, por videoconferência, com a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves.
Eduardo Paes destacou a importância dos bons resultados de eventos anteriores na cidade, como os Jogos Pan-Americanos de 2007, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, como fatores que reforçam a indicação conjunta.
Já Rodrigo Neves acrescentou que a realização dos Jogos em 2031 será benéfica para o Brasil, para o esporte e para o desenvolvimento das duas cidades.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).