Real Madrid x Pachuca: Vini Jr disputa primeira final após ser eleito melhor do mundo
Real e Pachuca disputam a final da Copa Intercontinental 2024, realizada no Catar; o tetracampeão pelo Brasil, Bebeto, entrega o troféu da decisão
Um dia após a consagração de Vinícius Júnior como o melhor jogador do mundo no prêmio Fifa The Best, os olhos da torcida do Real Madrid se voltam para a final da Copa Intercontinental. A decisão acontece nesta quarta-feira, às 14h (horário de Brasília), no Estádio Lusail, em Doha, no Catar. O time espanhol enfrenta o Pachuca, do México, em busca do nono título mundial de clubes.
O Real Madrid chega embalado pela temporada vitoriosa, na qual conquistou quatro títulos: Campeonato Espanhol, Supercopa da Espanha, Liga dos Campeões da Uefa e Supercopa da Uefa. Agora, busca fechar o ano com a taça mundial, repetindo o feito de 2017, quando levantou os mesmos cinco troféus.
Para a decisão, Carlo Ancelotti terá todos os seus atacantes à disposição. Recuperado de lesão, o francês Kylian Mbappé está confirmado e deve ser titular, somando-se a Vinícius Júnior e Valverde no ataque madrilenho. O técnico do Pachuca, o uruguaio Guillermo Almada, sabe do desafio que terá pela frente:
"Valverde, Vinicius, Mbappé... Temos que focar no nosso lado coletivo. Estamos mais preocupados em fazer uma boa apresentação e ter a bola. Tentaremos dar pouco espaço a qualquer jogador", comentou Almada na entrevista coletiva desta terça-feira.
Bebeto entrega o troféu da final entre Real e Pachuca
O tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira em 1994, Bebeto, foi escolhido pela Fifa para entrar com o troféu da final. Ídolo do futebol brasileiro, o ex-atacante, que também foi vice-campeão mundial em 1998, esteve na cerimônia do Fifa The Best na véspera, onde anunciou o prêmio Fair Play para Thiago Maia, volante do Internacional, pelo trabalho voluntário durante as enchentes no Rio Grande do Sul.
Com 60 anos, Bebeto tem uma trajetória marcante na Seleção. Além de titular nos Mundiais de 1994 e 1998, disputou a Copa de 1990 e conquistou a Copa América de 1989, formando dupla de ataque com Romário.
Tem tetracampeão no Intercontinental! 🤩🤩🤩 Bebeto foi o responsável por carregar o troféu na abertura da decisão entre Real Madrid x Pachuca.
Acompanhe Real Madrid x Pachuca ao vivo e de graça ➡️ https://t.co/cBADkFsukT pic.twitter.com/L0RLQums5e
— ge (@geglobo) December 18, 2024
A final contra o Pachuca pode ser histórica também para Carlo Ancelotti. Se vencer, o treinador italiano se tornará o técnico mais vencedor da história do Real Madrid, superando o espanhol Miguel Muñoz, que soma 14 títulos nas décadas de 1960 e 1970. Ancelotti, eleito melhor técnico da temporada no Fifa The Best, alertou sobre o risco do favoritismo:
"Todo jogo é uma armadilha. Se o Pachuca chegou aqui, é porque tem qualidade. Deve ser respeitado pelo que é e pelo que fez. Uma final é sempre uma emoção especial, e uma preocupação antes da partida. A equipe deve estar bem preparada", afirmou o treinador na véspera da decisão.
O Pachuca, que eliminou Botafogo e Al-Ahly para chegar à final, busca surpreender o gigante europeu e conquistar o título inédito. Do outro lado, o Real Madrid quer coroar uma temporada brilhante e dar mais uma alegria para sua torcida, que já celebrou Vinícius Júnior como o melhor do mundo.
Vini Jr.: o melhor jogador do mundo
Atacante do Real Madrid e da Selação Brasileira, Vini Jr. foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, em 2024. A cerimônia aconteceu na nessa terça-feira (17), em Doha, no Qatar. O Brasil não conquistava esse título há 17 anos, quando Kaká foi eleito.
No total, Vini Jr, campeão da Champions League e do Campeonato Espanhol, participou de 39 jogos e marcou 24 gols na temporada 2023/24 com a camisa do Real Madrid. Além disso, o brasileiro concluiu a grande temporada com 11 assistências.
Apesar de ter sido um dos favoritos na disputa pela Bola de Ouro, prêmio entregue pela revista 'France Football', Vini ficou em segundo lugar na disputa.
Natural de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o brasileiro agradeceu ao Flamengo, clube onde iniciou sua carreira profissional em 2017: "Quero seguir aqui por muito tempo jogando no Real Madrid, que é o maior clube do mundo e, no final, não poderia de deixar de agradecer ao Flamengo, que foi o clube que me botou no campo, nas ruas... e também a todos os jogadores da Seleção Brasileira, ao meu país, que sempre vem torcendo por mim e me dando muita força pra seguir na minha luta".
+ Marta ganha inédito 'Prêmio Marta' por gol mais bonito de 2024
+ Campeonato Baiano de 2025 é lançado oficialmente em evento com clubes e FBF
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).