Esportes

Quem vai às oitavas? Copa 2022 chega à última rodada com "apenas" três classificados e 27 na briga

Apenas Brasil, Portugal e França já garantiram classificação, enquanto Catar e Canadá foram eliminadas de forma antecipada e despedem-se do Mundial cumprindo tabela

Por Diego Adans

Quem vai às oitavas? Copa 2022 chega à última rodada com "apenas" três classificados e 27 na brigaCréditos da foto: divulgação / Fifa

A última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022 tem início nesta terça-feira (29/11). Apenas Brasil, Portugal e França já garantiram classificação, enquanto Catar e Canadá foram eliminadas de forma antecipada e despedem-se do Mundial cumprindo tabela. Confira abaixo:


Grupo A - Líder com quatro pontos, a Holanda só precisa de um empate diante do Catar, que já está eliminado. No outro jogo desta terça, Equador e Senegal duelam por uma vaga e quem vencer avança. De acordo com a Gazeta Esportiva, em caso de empate, os equatorianos avançam e os senegaleses precisarão de derrota holandesa por no mínimo três gols de diferença. 


Grupo B - A Inglaterra, líder da chave com quatro pontos, busca uma vitória contra o País de Gales para garantir a primeira posição, mas pode perder por até cinco gols de diferença que avançará às oitavas. Já os galeses terão vida difícil, precisando vencer os ingleses por seis ou mais gols de diferença para não depender de outro resultado. Outra opção é vencer a partida por qualquer resultado e torcer por um empate entre Irã e Estados Unidos.


Ainda no Grupo B, o outro jogo de hoje (29/11) representa um duelo direto pelo acesso às oitavas. Quem sair vitorioso da partida entre Irã e Estados Unidos estará classificado. Num eventual empate, os americanos estarão eliminados e os iranianos precisarão de tropeço galês contra a Inglaterra.


Grupo C - As únicas seleções que dependem só de si são Polônia e Argentina, que se enfrentarão. Quem vencer se classifica, enquanto o empate garante o avanço polonês, embora não feche as portas para os argentinos.


Existem dois cenários onde argentinos e poloneses passam juntos. O primeiro depende de vitória argentina por, no máximo, dois gols de diferença e empate entre Arábia e México, ou vitória mexicana por um gol de diferença. Na outra alternativa, um empate pode fazer os dois países avançarem, com argentinos torcendo pelo empate no outro jogo do dia ou vitória dos mexicanos por, no máximo, dois gols de vantagem.


No outro jogo da chave C, a Arábia Saudita precisa vencer o México e tirar o saldo para a Argentina, ou torcer por tropeço argentino. Já os mexicanos necessitam da vitória e torcerão para o triunfo polonês (qualquer placar) ou, então, para os argentinos vencerem por três ou mais gols de vantagem.


Grupo D - A França já está garantida nas oitavas e precisa apenas empatar para confirmar a primeira colocação. Sua adversária, a Tunísia, precisa vencer e torcer por empate entre Austrália e Dinamarca ou vitória dinamarquesa por vantagem menor do que aquela construída pelos tunisianos diante dos franceses. 


Entre Dinamarca e Austrália, os australianos estarão classificados caso vençam e torcerão contra a Tunísia em caso de empate. Já a Dinamarca precisa vencer e também torcer por tropeço tunisiano. Caso a seleção africana vença os franceses, os dinamarqueses precisam vencer o time da Oceania por margem maior.


Grupo E - A Espanha, que lidera a chave com quatro pontos, precisa vencer ou pelo menos empatar com o Japão para garantir a vaga na próxima fase (vitória confirma a primeira posição). Já o Japão depende de uma vitória e, em caso de empate, terá que torcer para que Costa Rica e Alemanha também fiquem em igualdade.


No outro jogo do dia, a Costa Rica enfrenta a Alemanha e precisa da vitória para ir às oitavas. Os alemães, por outro lado, precisam ganhar e torcer para dois cenários possíveis: tropeço japonês ou derrota espanhola (nesse caso, é necessário tirar diferença de oito gols no saldo para os espanhóis). Um eventual empate elimina a Alemanha e faz os costarriquenhos torcerem por vitória espanhola. 


Grupo F - No momento, a chave tem duas seleções dividindo a liderança com quatro pontos: Croácia e Marrocos. Os croatas precisam apenas de um empate diante da Bélgica para avançar, cenário que permitiria aos marroquinos perder por até dois gols de diferença contra o já eliminado Canadá. Em caso de vitória da Croácia, Marrocos estará automaticamente classificado. 


A Bélgica, por outro lado, precisa vencer a Croácia para avançar. Assim, os marroquinos buscariam ao menos o empate para ir às oitavas ou até mesmo uma derrota por dois gols de diferença a menos em relação à derrota croata.


Grupo G - Já classificado, o Brasil confirmará a primeira colocação com pelo menos um empate. A disputa fica, portanto, entre as outras equipes da chave. Adversária dos brasileiros, a seleção de Camarões necessita da vitória e de um tropeço suíço. Nesse caso, a vitória camaronesa precisa manter o mesmo saldo em relação a uma eventual vitória da Sérvia diante da Suíça. Em caso de empate entre os europeus, os africanos terão que vencer por, no mínimo, três gols de diferença.


Na outra partida do dia, se a Suíça vencer, estará classificada. Já a Sérvia precisa ganhar a partida e torcer para o Brasil ao menos empatar com Camarões ou para que os africanos vençam por vantagem dois gols menor do que a construída pelos sérvios diante dos suíços. Um empate significa a classificação suíça, desde que os camaroneses não batam os brasileiros por três gols de vantagem. 


Grupo H - A última chave da Copa conta com mais um classificado: Portugal. Diante da Coreia do Sul, os portugueses podem garantir a primeira posição em caso de empate ou até mesmo derrota, desde que Gana não vença o Uruguai e não tire, nesse cenário, três gols de diferença no saldo. Para a Coreia, é necessária a vitória e um empate no outro jogo do dia, ou vitória uruguaia por vantagem menor em relação àquela construída no triunfo coreano.


Quem depende só de si é a Gana, que precisa vencer os uruguaios para ir às oitavas e “vingar” 2010. Num empate, os africanos secarão a Coreia do Sul. Para o Uruguai, é necessário vencer os ganeses e torcer por tropeço coreano ou garantir que a vitória sul-americana seja mais larga do que uma eventual vitória asiática. 


LEIA MAIS: De olho em vaga nas oitavas, Inglaterra encara País de Gales; EUA e Irã também se enfrentam nesta terça; confira jogos


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.