Libertadores: Boca Juniors e Santa Fé dão adeus precoce ao torneio
Times de tradição, Boca Juniors e Independiente Santa Fé foram eliminados por Alianza Lima e Deportes Iquique
Por Edimário Duplat.
A Libertadores já tem seus primeiros classificados para a terceira fase do torneio. Além da vitória do Bahia sobre o The Strongest, Alianza Lima e Deportes Iquique também confirmaram sua permanência no torneio, eliminando os favoritos Boca Juniors e Independiente Santa Fé.

Boca Juniors vence, mas não se classifica a terceira fase da Libertadores. Foto: Divulgação/Conmebol
Jogando na Bombonera, o Boca precisava reverter o placar de 1 a 0 do primeiro jogo, mas acabou vencendo pelo placar de 2 a 1, o que levou a partida para a disputa de penalidades. Os bosteros inauguraram o marcador logo aos 5 minutos, através de um gol contra de Miguel Trauco, mas o Alianza Lima igualou a partida aos 18 minutos com Hernán Barcos. No segundo tempo, Kevin Zenón colocou os argentinos na frente novamente aos 12 minutos.
A partida teve um momento de confusão generalizada aos 14 minutos da etapa complementar, resultando em expulsões de integrantes das comissões técnicas e vários cartões amarelos sendo distribuídos. Além disso, o atacante Cavani perdeu uma chance clara de aumentar o placar do time argentino, o que revoltou a torcida do time auriazul presente no estádio.
Durante a cobrança de pênaltis, o goleiro Guillermo Viscarra destacou-se ao defender a penalidade decisiva de Alan Velasco, assegurando a classificação dos peruanos à terceira fase.
✨🙌 ¡Las manos mágicas de Leandro Requena 2⃣2⃣ para la clasificación de @ClubDIquique 🇨🇱 en la CONMEBOL #Libertadores 🏆!#LaMagiaDeVerdad @CocaColaAr pic.twitter.com/rDBB2fCviV
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) February 26, 2025
Já na Colômbia, o Independiente Santa Fé foi outro eliminado precocemente do torneio, deixando a vaga para o modesto Deportes Iquique do Chile. Os anfitriões triunfaram por 2 a 1 no tempo regulamentar, levando a disputa para os pênaltis. Com isso, o placar agregado ficou empatado em 3 a 3. Na partida de ida, os chilenos haviam conquistado a vitória em sua casa por 2 a 1, com dois gols marcados por Edson Puch.
Os primeiros gols da partida ocorreram no início da partida. Com seis minutos de jogo, Steffan Pino abriu o placar a favor dos visitantes. Em seguida, aos 14 minutos, Ewil Rentería igualou para os mandantes. Quando a classificação parecia ao alcance dos chilenos, Christian Mafla anotou o gol que colocou o Santa Fe em vantagem, fechando o placar em 2 a 1. Entretanto, os chilenos se deram melhor na cobrança de penaltis, com o placar de 2 a 1 a seu favor.
As duas equipes se enfrentam agora para decidir quem se classifica para a fase de grupos do torneio continental.

Tabela da segunda fase da Libertadores. Foto: Divulgação/Conmebol
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).