De Chiquititas aos Jogos Paralímpicos: conheça a atleta que vai representar o Brasil na competição
Os Jogos Paralímpicos de 2024 começam daqui uma semana, no dia 28 de agosto
Por Da Redação.
Os Jogos Paralímpicos de 2024 começam no dia 28 de agosto e uma das promessas da competição é a brasileira Giovanna Boscolo, que competirá na categoria de arremesso de club e peso em Paris.
Quando criança, Giovanna participou da novela do SBT Chiquititas, onde interpretou Michelle, uma das 'Top 3', ao lado da atriz Isabella Moreira. Ela também fez participações em "Conversa de gente grande" e "Julie e os fantasmas".
[caption id="attachment_369531" align="alignnone" width="700"]
Reprodução: redes sociais[/caption]
ATLETA PARALÍMPICA
Na infância, a atriz praticava Ginástica Aeróbica, sendo campeã brasileira em 2014. No ano seguinte, Giovanna começou a apresentar lesões que não eram comapatíveís com a modalidade que praticava. Após realizar exames, a competidora foi diagnosticada com uma síndrome rara: Ataxia de Friedreich.
Segundo o manual MSD, um pequeno livro de consulta para médicos e farmacêuticos, esta doença neurodegenerativa afeta, principalmente, o equilíbrio e a coordenação motora.
Devido a condição, Giovanna decidiu cursar Biomedicina em 2021 e conheceu o Centro de treinamento Paralímpico, onde iniciou um estágio na área da Ciência e do Esporte.
JOGOS PARALÍMPICOS 2024
Motivada pelo contato com o esporte, a ex-atriz começou a praticar atletismo em outubro de 2023. Atualmente, a biomédica é atleta nas provas de arremesso de club e peso. Ela passou a competir na classe F32, para pessoas com lesões cerebrais.
Giovanna Boscolo estreou no Grand Pix de Dubai em fevereiro deste ano, conquistando medalha de ouro na categoria. Entre outras conquistas importantes, está a medalha de bronze no lançamento de club no Mundial de Kobe 2024 e o recorde das Américas ao atingir a distância de 26,25 metros.
Em julho, aos 21 anos, Giovanna foi convocada para as Paralímpiadas em Paris-2024. Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro, o atletismo é a modalidade em que o Brasil mais conquistou medalhas em Jogos Paralímpicos. Ao todo, o país já faturou 170 medalhas na história da competição.

Apesar dos obstáculos, Giovanna Boscolo concluiu o curso de Biomedicina e teve o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a Ataxia de Friedreich. "A minha deficiência causa um problema de equilíbrio, de coordenação, e muita gente brincava com: "Ih, bebeu", essas coisas. Eu fazia um esforço muito grande para 'ser normal', entre aspas, mas não conseguia e ficava brava comigo. Mas não era minha culpa", disse Giovanna em entrevista para a UOL. LEIA MAIS: Projeto Judô nas Escolas abre inscrições para alunos da rede municipal de ensino Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo.Ver essa foto no Instagram
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).