Conmebol veta festa do Bahia na estreia em casa da Libertadores
Celebrações como queima de fogos, entrada de crianças e bandeirão 3D estão proibidas pela Conmebol no jogo do Bahia na Libertadores
Por Edimário Duplat.
Na estreia em casa pela Taça Libertadores 2025, o Bahia programou uma festa nas arquibancadas e no entorno do estádio para marcar o retorno do Esquadrão ao torneio mais importante da América do Sul. Entretanto, restrições da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) vetaram todo o show que seria realizado pela torcida e o clube nesta terça-feira (25), na partida de volta contra o The Strongest pela primeira fase da competição continental.

Mosaico 3D no Ba-Vi 500. Foto: Leticia martins/Bahia
Segundo apuração do Aratu On, estava organizado um show pirotécnico nas imediações do estádio, com fumaça de recepção ao ônibus do clube e fogos de artifício na altura da loja do Bahia, localizada no setor externo do estádio.
Além disso, ações corriqueiras do clube como entrada de crianças com o time no gramado, visita de sócio ao vestiário e sócios assistindo o aquecimento dos atletas no relvado também não foram permitidos pela confederação, que também proibiu o já tradicional Bandeirão 3D tão comum nas partidas de clubes brasileiros.
A proibição destas ações já tinha sido externalizada por torcedores e membros de organizadas nas redes sociais que, desde a última segunda (24), comentam nas redes sociais sobre os vetos da Conmebol.
Ainda segundo apuração do Aratu On, a Conmebol também solicitou uma área de convidados na arquibancada, afetando diretamente os setores Lounge e Oeste para o uso de torcedores tricolores. Este espaço está reservado e só tem permissão de entrada daqueles escolhidos pela confederação, afetando diretamente os sócios do Bahia que usufruem deste espaço.
Vale destacar que o descumprimento dessas exigências ocasiona penalidades financeiras para o clube mandante da partida, e são inegociáveis por parte da Conmebol, organizadora da competição.

Mosaicos não são permitidos pela Conmebol. Foto: Divulgação/Bahia
Bahia e The Strongest jogam nesta terça, às 21h30, na Arena Fonte Nova. A equipe que vencer o confronto, se classifica para a segunda fase do torneio. Em caso de novo empate, a vaga será decidida em disputa de penalidades.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).