Esportes

CBF anuncia mudanças no calendário do futebol feminino nacional

CBF recria Copa do Brasil e define aumento de clubes nas Série A1 e A2

Fonte: Edimário Duplat

CBF organiza novo calendário no futebol feminino brasileiro. Foto: Divulgação/CBF

CBF organiza novo calendário no futebol feminino brasileiro. Foto: Divulgação/CBF




A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciou na última sexta-feira (17), em uma reunião com representantes de todos os clubes das três Competições Nacionais Femininas (Brasileirão A1, A2 e A3) e das Federações Estaduais, novidades para o calendário da categoria em 2025. O encontro virtual discutiu com os presentes todos os aspectos do calendário e teve a revelação de novidades na temporada.


“A CBF reforça seu compromisso com o diálogo. Conversamos muito e encontramos o melhor modelo para o futebol feminino crescer ainda mais. O mais importante é que essa reunião gerou resultados significativos. O Brasileiro A1 e A2 serão ampliados nas próximas temporadas. O A1 terá 20 clubes até 2027. Já o A2 estará completo com 20 equipes até 2028. Além disso, aumentamos consideravelmente o número de partidas ao longo do ano, crescemos as competições de base, além de criar nova Copa do Brasil Feminina com 64 equipes", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.]


Presidente Ednaldo Rodrigues comandou a reunião na CBF. Foto: Divulgação/CBF

Presidente Ednaldo Rodrigues comandou a reunião na CBF. Foto: Divulgação/CBF




A Copa do Brasil terá a participação dos 32 times da Série A3, os 16 da Série A2 e os 16 da Série A1. Os torneio será em disputa eliminatório, com apenas uma partida em cada fase do torneio. 


Com o retorno da Copa do Brasil, a Supercopa sofrerá uma modificação em 2026, com o campeão da Copa do Brasil e o do Brasileirão da Série A1 disputando um jogo único. Hoje, o torneio existe em outro formato de disputa, com o campeão nacional e representantes dos estados melhores ranqueados.


Outra novidade fica por conta do Brasileirão da Série A1. Em 2025, o Campeonato Brasileiro contará ainda com 16 clubes, com um aumento gradual para 20 clubes até 2027. A partir desta edição, os dois últimos colocados serão rebaixados para o A2, enquanto os quatro primeiros do A2 serão promovidos ao A1. Esse processo se repetirá na temporada de 2026, resultando em 20 clubes na principal divisão do Futebol Feminino em 2027.


De acordo com o que foi observado no Brasileiro Feminino A1, o Brasileiro A2 também apresentará um crescimento gradual, alcançando 20 clubes até 2028. Em 2025, o Brasileiro A2 continuará com 16 clubes, dos quais os 4 primeiros subirão para a A1. Ao final da 1ª Fase, os 2 clubes que ficarem nas últimas posições da classificação final da A2 irão disputar o A3 em 2026. Além disso, foi confirmado que, a partir de 2026, o Brasileiro Feminino A2 adotará o mesmo formato de disputa do Brasileiro Feminino A1.


Quanto ao Brasileiro Feminino A3, a divisão de acesso ao futebol feminino nacional passará por uma alteração em sua 1ª fase já neste ano, com os 32 clubes sendo organizados em 8 grupos de 4 clubes, jogando em turno único, o que aumentará o número de jogos de 62 para 78. Para 2026, os jogos da 1ª fase serão realizados em turno e returno.


Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Tópicos relacionados

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.