Bahia empata no último minuto e fatura título do Campeonato Baiano 2025
Carlinhos colocou o Vitória na frente, mas Kayky empatou e confirmou título do Bahia
Por Edimário Duplat.
O Bahia é o novo campeão baiano! Em jogo realizado neste domingo (23), no Barradão, o Tricolor empatou em 1 a 1 com o Vitória e garantiu seu 51º título estadual. Mesmo sofrendo pressão por toda a partida, o Esquadrão viu Carlinhos abrir o marcador para os adversários e conseguiu o empate nos acréscimos, no último lance da partida com Kayky.
Na primeira etapa, o Vitória valeu sua busca pelo gol e dominou as ações desde o primeiro tempo, conseguindo maior controle de bola e mais chegadas ao setor defensivo tricolor.
Entretanto, os comandados de Rogério Ceni conseguiram fazer uma interceptação sólida às investidas rubro-negras, aproveitando momentos de contra-ataque para levar a bola para o setor defensivo dos donos da casa. Em um destes momentos, logo aos sete minutos, Ademir dividiu a bola com Lucas Arcanjo e viu Wllian José, mesmo sem goleiro, retornar para o mesmo Ademir, agora em posição irregular.
Por grande parte da primeira etapa, o jogo foi duro e teve distribuição de cartas por todos os lados. Aos 43, o melhor lance dos 45 minutos iniciais foi do Vitória, que acertou o travessão em cabeçada de Matheuzinho após jogo de escanteio.
Na segunda etapa, o Vitória voltou mais ofensivo na busca por virar a vantagem dos visitantes. Com isso, o Colossal dominou os lados do campo e invadiu a defesa tricolor, que perdeu os poucos contra-ataques que aconteciam. Aos 13, Janderson cabeceou seguro e obrigou Marcos Felipe a fazer uma grande defesa.
Aos 16, Janderson acertou mais outra boa cabeçada que terminou na defesa de dois tempos do goleiro tricolor. O Bahia substituições efetuosas e intensificaram a marcação no meio-campo, o que dificultava o andamento do meio-campo do Vitória.
Com o jogo chegando à sua final, o Vitória segue mais e mais ofensivo, pressionando o Bahia em seu próprio campo. Sem muita evidência, o Esquadrão teve dificuldades de sair com a bola e se defendeu como poderia evitar o primeiro gol do Leão.
Aos 35, Baralhas chutou forte e viu a bola passar rente ao gol tricolor. Minutos depois, a torcida rubro-negra teve o que comemorou: Aos 39, Carlinhos recebeu bons índices e tocou de cabeça para vencer o goleiro e abrir o marcador no Barradão.
O gol deu ares de tensão a partida no Manoel Barradas. O Vitória armou mais o tempo para o ataque e o Bahia timidamente tentou ensaiar contra-ataques. Nos acréscimos, Cauly foi expulso na análise do VAR e os animos se alteraram dos dois lados, com uma confusão acontecendo minutos depois.
Com isso, os acréscimos se alongaram mais que o estipulado, e a partida se tornou cada vez mais nervosa. E no último lance da partida, Kayky não desperdiçou a investida ao gol adversário para chutar em cima do zagueiro e ver a bola passar por cima do goleiro para deixar tudo igual. Ao comemorar, o atleta provocou a torcida local e fez outra confusão dentro do campo. Ao final, o julgado apitou e viu o Tricolor de Aço comemorar sua conquista.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).