Esportes

Maior vencedor do torneio, Vitória vive jejum amargo na Copa do Nordeste desde 2010

Desde o título, foram 11 participações e uma ausência no Nordestão, com cinco desclassificações nas quartas de final, três nas semifinais, duas na fase de grupos e uma na pré-Copa do Nordeste

Por Da Redação

Maior vencedor do torneio, Vitória vive jejum amargo na Copa do Nordeste desde 2010Divulgação/EC Vitória
Um dos maiores vencedores da Copa do Nordeste, ao lado de seu maior rival, o Vitória amargou mais uma desclassificação na competição regional na última quarta-feira (27/3), quando mesmo derrotando o Treze de Campina Grande por 3 a 0, não conseguiu vaga às quartas de final da atual edição. O resultado aumenta o jejum do Leão, que desde o título de 2010 sequer voltou às finais do torneio.
Desde que venceu a competição na ocasião, derrotando o ABC fora de casa por 2 a 1 e levantando seu quarto título, o Colossal tem resultados aquém de sua história no torneio. Por coincidência, este jejum acontece desde que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltou a organizar o torneio, substituindo a Liga do Nordeste, entidade criada pelos maiores clubes da região.
Em 2013 e 2014, o Vitória caiu nas quartas de final, perdendo nas duas ocasiões para o Ceará. Em 2015, foi até as semifinais, mas novamente teve o Ceará como seu algoz na competição. No ano seguinte, o Leão não conseguiu vaga para o torneio e assistiu Bahia, Vitória da Conquista e Juazeirense representarem o estado.
LEIA MAIS: Léo Condé lamenta a desclassificação da Copa do Nordeste, mas foca na decisão do Baianão
Em 2017, o Colossal fez boa campanha, mas parou novamente nas semifinais, eliminado no clássico Ba-Vi após vencer a primeira partida e cair no jogo de volta. Na temporada posterior, voltou a cair nas quartas, com eliminação para o então campeão Sampaio Corrêa.
Com a mudança de formato para dois grupos e confrontos entre as chaves, o Rubro-Negro voltou a se classificar para o mata-mata em 2019, mas caiu precocemente nas quartas para outro pré-campeão: o Fortaleza. Um ano depois, o Ceará foi o responsável pela eliminação baiana nas quartas, o que se repetiu em 2021, só que agora nas semifinais. Em 2022, o Leão sequer chegou a fase de grupos, caindo para o Botafogo-PB na pré-copa. Já em 2023, o time novamente chegou aos grupos, mas sem se classificar às quartas. 
Desde o título, foram 11 participações e uma ausência no Nordestão, com cinco desclassificações nas quartas de final, três nas semifinais, duas na fase de grupos e uma na pré-Copa do Nordeste.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.