UFC: Rafael dos Anjos bate Pettis e conquista cinturão dos leves
UFC: Rafael dos Anjos bate Pettis e conquista cinturão dos leves
Improvável e histórico! Assim pode-se resumir a brilhante atuação de Rafael dos Anjos no UFC 185. O brasileiro, que era cotado como amplo azarão na luta pelo cinturão dos leves contra Anthony Pettis, não tomou conhecimento do até então campeão para fazer um combate espetacular. O carioca dominou o rival por 25 minutos e se tornou o primeiro brasileiro dono do cinturão da divisão de até 70 kg. A luta foi a atração principal do UFC 185, evento realizado na madrugada deste domingo (15), em Dallas (EUA).
Rafael dos Anjos sabia a receita para vencer Anthony Pettis: pressionar o campeão do primeiro ao último segundo. Apesar da tarefa improvável, o brasileiro seguiu a risca o plano de jogo. Com uma atuação segura do principio ao fim, o carioca chegou ao título de forma incontestável.
Logo nos primeiros movimentos, Rafael encurtou a distância e trabalhou com socos rápidos diante do campeão. Pettis tentava responder, mas sempre sem pressão. Nos primeiros golpes atingidos pelo brasileiro, o olho de Anthony já estava bastante inchado. No minuto final da primeira parcial, Rafael ainda derrubou Pettis para garantir o round.
No segundo assalto, o brasileiro voltou a repetir a receita de sucesso. Colocou Pettis contra as grades e aceitou trocar golpes contra o campeão. Com impressionante evolução no jogo em pé, Rafael era o primeiro a iniciar a sequência de golpes, sempre conectando e deixando o campeão sem resposta.
Conhecido por um contragolpe mortal, Pettis estava visivelmente perdido com a pressão imposta por Rafael dos Anjos. No terceiro round, a história se repetiu com um show do brasileiro em pé e no solo. Ele derrubou o norte-americano, passou a guarda, evitou as tentativas de finalização de Anthony e golpeou forte por cima.
Com vantagem nas papeletas dos juízes, dos Anjos não diminuiu a pressão nos rounds finais. Esbanjando forma física, ele pressionou o campeão e chegou a balançar Pettis com um cruzado de esquerda. Na sequência, mais uma queda do brasileiro com enorme facilidade.
No início do quinto round, Pettis, de forma quase desesperada, arriscou uma joelhada voadora. O brasileiro se esquivou e voltou a frustrar o norte-americano. Depois de dominar, novamente, o quinto round, Rafael dos Anjos controlou as costas de Anthony no minuto final e esteve perto de encaixar o mata-leão. Mas o norte-americano se defendeu como pôde e conseguiu sobreviver. Porém, não foi problema, pois o brasileiro levou a melhor na decisão unânime dos juízes (50×45, 50×45, 50×45).
?É uma bênção tão incrível chegar à luta pelo cinturão e vencer! Meu salvador, Jesus, é incrível, e eu sabia que venceria a luta, ele me disse isso. Ele me ensinou muito.?, disse o brasileiro.
Já Pettis reconheceu a superioridade do brasileiro. ?Naquele primeiro round, depois que ele acertou meu olho, não consegui ver mais nada. Sem desculpas, tenho que melhorar muito e treinar muito. Não tenho desculpas para dar hoje?, afirmou.