Você sabe a diferença entre peru, chester e tender? Aratu On Explica a história dos 3 pratos de Natal
Diferente do peru, o chester é um frango que passou por aperfeiçoamento genético e o tender, um pedaço de pernil defumado
Créditos da foto: Montagem/Sadia/Perdigão e Pexels
Nas festas de fim de ano, tudo mundo já espera aqueles tradicionais e saborosos pratos para as ceias e no centro do cardápio, para além das uvas-passas, sempre há um peru, um chester ou um tender. Mas afinal, quando esses pratos se tornaram presentes na ceia natalina e qual a diferença entre eles? O Aratu On Explica para você!
O QUE É CADA UM
Ilustrativa/Pexels
Para começar, eles não são a mesma coisa e sequer são da mesma espécie. O tradicional peru é uma ave pertencente à família dos meleagrididae, originária da América do Norte. Semelhante aos pavões, os perus já foram um item bastante apreciado pelas nobrezas europeias.
Divulgação/Perdigão
A origem do chester já é mais nebulosa. Até 2020, havia boatos na internet que o chester não era feito a partir de uma ave. Mas, há três anos, a empresa responsável pela produção do chester, a Perdigão, confirmou que a peça é feita com um frango que passou por aperfeiçoamento genético para ter um peito grande. Uma curiosidade é que a marca "chester" é patenteada pela Perdigão e é comercializado no Brasil desde 1980, inicialmente importado dos Estados Unidos.
Ilustrativa/Pexels
Já o tender, nada mais é que um pedaço de pernil defumado, ou seja, carne de porco, tipo um presunto. Essa carne já era consumida no norte da Europa, no inverno. A peça veio dos Estados Unidos e o nome veio de um slogan que havia nas embalagens: “tender made ham”, que significa em tradução livre, "presunto feito com carinho".
ORIGENS NO NATAL
A relação do peru com o natal tem a ver com o feriado norte-americano do Dia de Ação de Graças, quando se come a ave. Apesar disso, há uma história em que o famoso escritor Charles Dickens (autor de "David Copperfield" e "Conto de Natal") deveria ter recebido no Natal um peru enviado de trem por um amigo, mas a refeição nunca chegou, pois a encomenda acabou sendo transferida para uma carroça, que acabou pegando fogo no caminho e famílias pobres locais comeram os restos da ave no natal.
O chester e o tender chegam como alternativas mais viáveis para a população trabalhadora e até hoje essa tradição se manteve. O Aratu On foi até três redes de supermercado para comparar os preços entre os produtos: Hiperideal Lapa, Carrefour Salvador Norte, além dos sites Hiperideal, Carrefour, GBarbosa e Sam's Club. Confira!
Luana Neiva/Aratu On
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos