Tendências como 'onda rosa' da Barbie podem aumentar faturamento de comerciantes; veja as próximas modas
Para os pequenos empresários, aproveitar o marketing milionário de grandes franquias de séries e filmes é um caminho para aumentar receita
No mês passado, tudo ficou rosa. Comerciantes venderam hambúrguer, bolo, sorvete, pizza e até o polêmico acarajé rosa. E a gente sabe bem o motivo: no dia 20 de julho, Barbie, um dos filmes mais esperados do ano, estreou nos cinemas. Especialista em pequenos negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fabrício Barreto afirmou, em entrevista ao Aratu On, que modas geradas por produtos da cultura pop não são novidade, e que, se bem aproveitadas, podem gerar uma boa receita para os pequenos empresários.
"Toda estratégia de marketing que é bem elaborada visa aquelas possíveis datas e modas que estimulam as vendas", disse Fabrício. Segundo ele, o pequeno empresário deve estar atento a tendências. "Você pode criar esse conceito de produtos ou faz a customização do seu produto ou serviço com imagens que atraem o cliente já engajado nisso". O engajamento vem, justamente, de estratégias de marketing milionárias.
O plano de marketing de Barbie, por exemplo, custou 100 milhões de dólares. Foi tão forte e impactante que, na estreia, todo mundo decidiu usar rosa - mesmo quem não tinha ingresso para ir ao cinema naquele dia. Com a estratégia, a expectativa é que a Mattel, empresa fabricante da boneca, fature US$ 1 bilhão com o filme. Mas, não foi só a Mattel, Margot Robbie e Ryan Gosling que se deram bem com o interesse do público pelo filme, não.
Quem mora na Bahia deve ter ouvido falar do controverso "acarajé da Barbie" nessas últimas semanas. Antes da estreia do filme, Adriana Ferreira dos Santos, do Acarajé da Drica, entrou na 'Barbieland' e deu um salto no negócio. Outro exemplo foi a hamburgueria American Rib Burger, que vendeu shake de Barbie, pudim de Barbie, batata de Barbie e, claro, hambúrguer de Barbie.
COMO APROVEITAR AS TENDÊNCIAS
O especialista do Sebrae destaca que eventos como o reality show Big Brother Brasil e lançamentos da franquia de filmes Velozes e Furiosos já provocaram tendências comerciais semelhantes à onda rosa da Barbie. O importante, como ressalta Fabrício, é fazer os clientes ficarem depois que a moda passa. "Além de aproveitar para vender, o empresário oferta seu produto e serviço para que o cliente fidelize"
Para ganhar o cliente, é preciso oferecer um bom serviço e garantir a qualidade dos produtos, alerta o especialista do Sebrae. "É uma grande oportunidade para as empresas aproveitarem esse momento e ofertar para os clientes produtos com base nesse clima". Ele lembra ainda que datas comemorativas, como São João, Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais também geram esse boom de vendas.
Isso, como contou a baiana de acarajé Drica, foi o que aconteceu com o negócio dela: depois do acarajé rosa, novos clientes chegaram - e, o mais importante, continuaram. Mesmo após as polêmicas, Adriana garante: tem mais inovação - e muito acarajé rosa - vindo por aí. "Vem aí Outubro Rosa, e vou lançar de novo o acarajé rosa", revelou. Segundo ela, será parte da campanha de conscientização contra o câncer de mama.
ONDA COR-DE-ROSA
Drica, que também é a inventora da 'Barca de Acarajé', adicionou uma gotinha de corante na receita e se tornou a primeira - e talvez única - baiana de acarajé a vender acarajé rosa em Salvador. A iniciativa viralizou na internet, mas gerou críticas da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM), que acusou Adriana de desrespeitar um prato e cultura seculares.
Ao Aratu On, Drica explicou de onde veio a ideia de aderir ao tsunami rosa de Barbie: "A ideia surgiu devido a milhares de empresas trabalharem em cima do marketing do filme". Ela destaca que percebeu o movimento de empreendedores do ramo alimentício fazendo pão rosa, pizza rosa, coxinha rosa, churros rosa e por aí vai. "Fizemos o teste com acarajé e deu certo. A gente provou, viu que não alterou o sabor, e lançou. Foi um estouro total. A gente não imaginou que iria viralizar tanto", comentou.
MODA QUE VIROU NEGÓCIO
Fundada há um ano e meio em Salvador, a hamburgueria American Rib Burger já é bem conhecida na cidade por fazer arte a partir de conteúdos de séries e filmes que bombam nos cinemas e nas redes sociais.
No começo, como explica o proprietário da hamburgueria, Fabiano Marques, bonecos do Capitão América e do Homem Aranha, retirados da coleção pessoal dele, enfeitavam os pedidos dos clientes. Depois, aumentou para uma coleção de 60 bonecos e passou a personalizar as bandeijas. Com o tempo, Fabiano percebeu que podia fazer mais e pensou: "Por que não customizar toda a decoração da hamburgueria também?" Ele fez, e deu certo.
“A gente se identificou com esse público, e eles se identificaram com a American", afirmou Fabiano. Como recomenda Fabrício, ele disse que não se vale apenas das tendências. "Além de trabalhar com um produto de qualidade, a gente preza muito pela experiência". Ele conta que muda o tema da hamburgueria a cada seis meses. O empresário, que é fã da cultura pop, acompanha as tendências por sites para entrar nos "hypes".
"Na época que a gente fez o Harry Potter, era impressionante, as pessoas vinham fantasiadas. Quando a gente colocava a bandeja com o hambúrguer, com o Beco Diagonal, o Quadribol, tinha gente que chorava, se emocionava, filmava", lembra Fabiano. No momento, o restaurante está decorado de Star Wars.
PRÓXIMAS TENDÊNCIAS
Para os comerciantes que quiserem se programar para os lançamentos que prometem mudar os rumos do marketing em 2024, há algumas apostas. A maior delas é o musical Wicked, estrelado pela cantora e atriz Ariana Grande, programado para chegar aos cinemas em novembro de 2024. Entre março e julho deste ano, uma montagem do musical esteve em cartaz em São Paulo, com todos os ingressos rapidamente esgotados.
E não para por aí: Branca de Neve, Deadpool 3, Joker - Folie à Deux, Divertidamente 2, Mufasa - The Lion King, Thunderbolts e outros filmes também chegarão aos cinemas no ano que vem e têm grande potencial de dominar as redes sociais por algumas semanas e criar grandes ondas comerciais.
DIREITOS DE IMAGEM
Para os pequenos empresários, um dos riscos de entrar nesse mundo é acabar ferindo direitos de imagem das séries, filmes ou programas de TV. Para evitar uma possível penalidade, como pontua Fabrício, o ideal é pesquisar antes as regras de cada marca. Outra dica é: como aconteceu no caso de Barbie, dá para aproveitar algum elemento da produção sem citá-la diretamente na publicidade. O rosa sozinho já fala sem falar, por exemplo.
“É bom pesquisar quais são os critérios e regras. E tem diversas formas de você se associar à marca sem necessariamente vinculá-la ao seu negócio. Tem que ter esse cuidado, ainda mais se for uma publicação na internet”, finaliza ele.
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