Tá com problemas na cama? Especialista fala sobre qualidade do sono, que afetou 41% dos brasileiros na pandemia
Especialista fala sobre o distúrbios do sono durante a pandemia. 41,7% dos brasileiros relataram esse problema de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde.
A pandemia do coronavírus vem afetando a vida de milhares de pessoas em vários aspectos físicos e emocionais. Entre os males que a pandemia trouxe à população, o aumento de casos com distúrbios do sono é um dos mais preocupantes, afinal as pessoas estão demorando mais para conseguir dormir.
Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde apontou que, durante a pandemia da Covid-19, 41,7% dos brasileiros relataram distúrbios do sono. Nos problemas relatados, muitos afirmaram dificuldade para dormir ou que estão dormindo mais do que o costume.
Para falar sobre esse assunto, o Aratu On conversou em vídeo com a médica otorrinolaringologista e especialista em sono, Carolina Cincurá. Dentre outros pontos, ela explica o que é o distúrbio do sono, os tipos, causas e como tratar.
Os distúrbios do sono são um grupo de condições que afetam a capacidade de dormir de forma adequada e essas alterações podem acontecer impactando o início do sono. Existem dezenas de distúrbios do sono, que podem surgir em qualquer idade.
DISTÚRBIOS DO SONO MAIS COMUNS
- Insônia: caracterizado por dificuldade em iniciar o sono, dificuldade em manter o sono;
- Apneia do sono: caracterizado pela obstrução das vias aéreas causando parada momentânea da respiração ou uma respiração superficial durante o sono;
- Síndrome das pernas inquietas: caracterizado por alterações da sensibilidade e agitação motora involuntária dos membros inferiores;
- Bruxismo: caracterizado pelo ato inconsciente de ranger e apertar os dentes. Esse tipo de distúrbio pode causar complicações como dor de cabeça e alterações dentárias.
- Paralisia do sono: caracterizada pela incapacidade de se mover ou falar logo após acordar.
TRATAMENTO
Os distúrbios do sono se manifestam de formas diferentes em cada organismo e consequentemente demandam tratamentos individuais. A médica ressalta a importância de procurar um especialista e desmistifica a ideia de que os distúrbios do sono devem ser tratados apenas com medicamentos.
“Procurar um médico de confiança, de preferência, um médico especialista em medicina do sono para identificar, diagnosticar corretamente o distúrbio do sono e iniciar um tratamento adequado. A gente precisa olhar o paciente como um todo e ver que no caso da insônia o tratamento muitas vezes é multidisciplinar. Então o medicamento não é o pilar do tratamento”, pontua.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.