Semana de trabalho de 4 dias? Aratu On Explica a PEC que busca o fim da escala 6x1
Proposta de Emenda Constitucional de propõe o fim da escala 6x1 está em debate no Congresso
E se você trabalhasse apenas quatro dias por semana, com o mesmo salário e todos os direitos da CLT garantidos?
Isso pode ser possível aqui no Brasil e o Aratu On explica pra você.
Atualmente, em muitas empresas do país - como fábricas, lojas, restaurantes e supermercados -, os trabalhadores seguem o modelo 6x1. Isso significa que eles trabalham seis dias seguidos e têm apenas um dia de folga. Esse sistema é baseado em uma lei que permite até 44 horas de trabalho por semana e até oito horas por dia.
Mas um movimento chamado 'Vida Além do Trabalho', fundado pelo ex-balconista de farmácia Rick Azevedo, atualmente vereador pelo PSol no Rio de Janeiro, tem ganhado força e adeptos nos últimos dias, principalmente nas redes sociais. A ideia é reduzir a carga horária semanal para 36 horas, para que o trabalhador tenha mais qualidade de vida e possa aproveitar mais momentos de lazer e em família, que o deixaria mais motivado.
Agora, essa Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que busca o fim da escala 6x1, está em debate no Congresso, encabeçada pela deputada federal Erika Hilton (PSol-RJ). A pressão popular fez com que saltasse de 60, no início, para 216 assinaturas*, ultrapassando a quantidade mínima necessária (171) para que a PEC começasse a tramitar na Casa.
Para ser aprovada, no entanto, ainda existem outras etapas. Quando estiver para ser votada - algo que ainda não está previsto -, são necessários os votos de 308 dos 513 parlamentares, em dois turnos de votação. Também é preciso passar pelo Senado e sanção presidencial.
Caso a PEC seja aprovada, o Brasil pode se juntar a países como Islândia, Bélgica e Nova Zelândia, que já adotam essa jornada de trabalho.
E você: é a favor ou contra o fim da escala 6x1? Deixe sua opinião nos comentários
*Número registrado até o momento desta publicação
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp)