Leite, soro de leite ou mistura láctea? Descubra o que é reduflação, a nova "moda" no supermercado
Medida também explica a redução do peso médio das embalagens dos produtos do dia a dia.
Parece leite, é branco igual ao leite e a embalagem é igualzinha, mas... não é leite. É soro de leite. Certamente você já se sentiu "enganado" ao passar por isso fazendo as compras da semana ou do mês. E se te contarmos que essa prática não acontece só com laticínios, está cada vez mais comum e tem até nome? É a reduflação.
Com a inflação voltando a assustar os brasileiros, as empresas fizeram algumas mudanças na tentativa de não afugentar os clientes, e a reduflação é uma delas.
Quer saber mais sobre o assunto? O Aratu On Explica para você:
O nome da prática é reduflação porque a intenção é reduzir os efeitos da inflação na economia do Brasil. No último dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo a junho, a inflação acumulada em 12 meses era de 11,89%.
Com tudo ficando mais caro, o consumidor compra menos. Isso significa menos dinheiro para o empresário, o que pode respingar em uma demissão de funcionários. Sem trabalho, o brasileiro irá gastar ainda menos, virando, assim uma bola de neve.
A reduflação, então, cria caminhos para barrar o problema, substituindo os produtos por versões feitas com matérias primas mais baratas ou em tamanho menor, na tentiva de manter a economia girando.
SORO DE LEITE
Como dito no início deste Aratu On Explica, parece, mas não é leite. É soro de leite. Ele não faz mal à saúde, podendo ser bebido tranquilamente, mas, apesar de ser apresentado como similar, há diversas pessoas na internet alegando o contrário.
O soro de leite é um subproduto usado para confecção de queijo e mais barato que o leite - cuja caixa longa vida tem experimentado uma escalada de preço, com alta de 37,61% nos últimos 12 meses, segundo so últimos dados do IBGE. Na tentativa de continuar vendendo, as marcas resolveram comercializar também esse soro de leite, com preço mais baixo que o próprio leite, para ser a subtituição do produto mais caro. Assim, o lucro das empresas não cai.
Até aí tudo bem. O problema é quando o consumidor não percebe a difrença. Para 'distrair' os clientes, algumas marcas começaram a vender o soro com uma embalagem muito parecida com o leite, com a diferenciação apenas em letras minúsculas. O Procon chegou a multar alguns supermercados que deixavam os dois produtos na mesma prateleira, facilitando a confusão.
DIMINUIU?
Outra prática que é vista como reduflação é a diminuição do tamanho das embalagens. Por exemplo, vamos supor que você comprava um achocolatado de um quilo por oito reais. Algum tempo depois, ao ir no mercado, você compraria o mesmo achocolatado, da mesma marca, pelo mesmo preço, oito reias, só que na embalagem vem 850g.
É comum que os locais de vendam ofereçam aos consumidores diferentes tamanhos e pesos do produto e a única recomendação do código do consumidor (CDC) é de que o peso médio do produto esteja descrito na embalagem. Porém, diminuições feitas de pouco em pouco e com a embalagem praticamente igual, sendo a única mudança os número de gramas impressa em letras pequenas, fazem com que o consumidor leve menos, sem perceber a diferença.
Na prática, como o preço segue igual, os clientes tendem a achar que estão gastando o mesmo no mercado. Seria ótimo, porém o produto acaba em menos tempo, visto que está em menor quantidade.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!