Com estrutura e atendimento qualificados, maternidade garante acolhimento a milhares de mulheres na região de Jequié
O Hospital São Judas Tadeu dispõe de atendimentos voltados, exclusivamente, ao Sistema Único de Saúde (SUS), e assegura um atendimento de qualidade à população em condição de vulnerabilidade social.
Mais de 600 mil pessoas que vivem em um dos 30 municípios da microrregião da cidade de Jequié, a 365 km de Salvador, têm a possibilidade de acesso aos serviços de uma unidade de saúde, integrante da Fundação José Silveira, que é referência em neonatologia na Bahia.
Funcionando na Santa Casa de Jequié, a Maternidade São Judas Tadeu dispõe de atendimentos voltados, exclusivamente, ao Sistema Único de Saúde (SUS), e assegura um atendimento de qualidade à população em condição de vulnerabilidade social.
Anualmente, mais de 4 mil partos são realizados na unidade, e uma parceria firmada com o Hospital Santo Amaro (HSA), de Salvador, é determinante para que esses serviços especializados não deixem de acontecer. Isso, porque cada vez que um paciente escolhe ser atendido na capital, beneficia diretamente milhares de mulheres acolhidas na Santa Casa de Jequié.
“Esse é um grande desafio no combate à mortalidade materna”, ressaltou Caio Lessa, médico que coordena o setor de obstetrícia do HSA. Ele acrescentou que o papel desempenhado nessa parceria é fundamental e estratégico para as pacientes daquela região.
Quem sabe muito bem disso é a moradora de Ubatã, Isla Midiã, que deu à luz Wanderlin Carlos. “A gente veio pra cá, justamente, por saber que aqui tinha toda essa estrutura, pra chegada do meu pequeno”, comentou a mamãe.
Em Salvador, a chegada dos gêmeos, Ravi e Théo, filhos da vendedora Ionara Martins, aconteceu no HSA. Antes de escolher a unidade, ela havia feito uma pesquisa e descobriu que poderia estar ajudando milhares de mulheres da região de Jequié. “Hoje, poder estar aqui com os meus filhos e saber que eu estou contribuindo com essa instituição, pra mim, é bem gratificante”, disse.
Ao todo, 85 leitos estão disponíveis para o atendimento das pacientes da Maternidade São Judas Tadeu, que conta com uma estrutura bastante qualificada para o acompanhamento dessas mulheres.
De acordo com o coordenador médico da Santa Casa de Jequié, David Souza, o hospital oferece um serviço de atendimento de obstetrícia e emergência; ambulatório de pré-natal de alto risco; ultrassonografia, tanto ambulatorial, quanto de emergência; um centro cirúrgico de parto normal, com dez leitos acapotados para o pre-parto, parto e pós parto (PPP).
LEIA MAIS: Engravidei, e agora? Hospital Santo Amaro promove curso para novos papais e mamães
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.