Especiais

Caí no golpe do whatsapp e meu celular foi clonado, o que fazer? O Aratu On explica

A cada dia, novos golpes surgem, mas o Aratu On juntou os mais comuns e o que fazer para se proteger - ou como proceder caso já tenha caído.

Por Beatriz Bulhões

Caí no golpe do whatsapp e meu celular foi clonado, o que fazer? O Aratu On explicaCréditos da foto: ilustrativa/Pexels

Você provavelmente conhece alguém que já caiu em algum tipo de golpe envolvendo o WhatsApp, seja clicando em um link que copiava os dados ou "emprestando" dinheiro a alguém que dizia ser outra pessoa. De acordo com uma pesquisa realizada pela PSafe, mais de 473 mil brasileiros já foram vítimas de clonagem de WhatsApp.


Mais de 15 mil pessoas por dia sofreram o golpe apenas no mês de setembro de 2020, um número 25% maior em relação ao mês anterior. A cada dia, novos golpes surgem, mas o Aratu On juntou os mais comuns e o que fazer para se proteger - ou como proceder caso já tenha caído.



LEIA MAIS: Veja prints: golpista do WhatsApp clona jornalista e debocha de vítima; "o golpe tá aí, cai quem quer"


LEIA MAIS: Mais de 5 milhões de contas de WhatsApp foram clonadas no Brasil em 2020; veja como o golpe funciona


PRA NÃO CAIR


Se você recebeu uma mensagem dizendo que ganhou um carro ou um celular de última geração, desconfie: por acaso você se inscreveu nesse sorteio? Toda promoção costuma requerer alguns passos, como o cadastro código de barras, a compra de produtos selecionados ou a divulgação de uma serviço. Caso você não tenha feito nenhum passo anterior, muito provavelmente se trata de um golpe. Além disso, promoções com prêmios caros ou de grandes marcas costumam ser veiculadas na televisão e em rádios - é importante se certificar-se de que o sorteio é real.


No golpe mais comum, o bandido diz que, para confirmar que você é ganhador do prêmio, é necessário informar os dígitos de uma mensagem SMS que será enviada. O código, entretanto, é o de acesso ao WhatsApp e não deve ser compartilhado. Na própria mensagem costuma estar escrito "whatsapp code", mas a euforia de ter ganho o prêmio é tanta que muitas pessoas não leem o SMS.


Em outro golpe frequente, o atendente se passa por um serviço de caridade buscando por doações. Como parecem ser uma ação social e não requerem uma doação mínima, muitas pessoas acabam aceitando. Para confirmar a doação, eles pedem o mesmo código de acesso. Alguns vão ainda mais além, perguntando informações como nome completo e endereço, sob a desculpa de que irão te homenagear pela doação. A equipe Aratu On ressalta que nunca se deve compartilhar dados pessoais pelo telefone.


FUI CLONADO


Caso você tenha caído em um golpe e seu número tenha sido clonado, a dica principal é avisar a todo mundo. Compartilhe nas suas redes sociais e ligue para parentes e amigos, informando que alguém poderá se passar por você. Esse passo é importante porque, na segunda parte do golpe, o criminoso poderá pedir dinheiro emprestado a eles. Outra dica é pedir para ser retirado dos grupos, para que o suspeito não tenha acesso a informações sobre sua vida e números de outras pessoas.


Em alguns casos, ao apagar o aplicativo do celular e instalá-lo novamente, o WhatsApp manda um novo código e o usuário consegue recuperar a conta. Em outros, o aplicativo acusa que uma nova sequência de controle seja enviada apenas sete dias depois. 


Enquanto espera o prazo estipulado, a empresa sugere que seja enviado um email para "support@whatsapp com o assunto: "conta roubada - desative meu número". É importante ressaltar que, assim que esse email seja enviado, sua conta será desativada e só poderá ser refeita após os cinco dias. Outro detalhe: você deve colocar seu número na mensagem, seguindo a ordem: código do país (+55, no Brasil), DDD (71, se for de Salvador) e o número de telefone.


MEU AMIGO CAIU


Se você recebeu uma mensagem de um amigo ou parente distante te pedindo dinheiro, desconfie. Observe se essa atitude de pedir empréstimos é comum da pessoa e se a conta ou boleto que lhe foi encaminhado é realmente dessa pessoa ou está em nome de um desconhecido. Na dúvida, ligue e confirme se a voz é do seu amigo.


LEIA MAIS: Aratu On Explica: veja os bastidores de como a gente trabalha para descomplicar os assuntos


LEIA MAIS: Aratu On Explica: entenda porque você começou a ouvir falar sobre CPI da Covid


NUDES


Calma, a pessoa que hackeou seu celular não poderá ver suas conversas anteriores e não tem como ver os nudes que você já enviou. 


Assim que o aplicativo for bloqueado, após o envio do email, todas as mensagens recebidas ficarão salvas para quando você recuperar a conta. Seus contatos ainda conseguirão ver o seu perfil normalmente, mesmo que você não o esteja acessando, e poderão enviar mensagens. Caso a conta não seja recuperada 30 dias após o bloqueio, ela é apagada do WhatsApp.


MAIS PROTEÇÃO


Uma opção de deixar seu aplicativo mais seguro é a verificação em duas etapas. Assim que acionado, o aplicativo passará a pedir uma senha além do código enviado por SMS - e essa senha não deve ser passada para ninguém.


Para fazer isso, clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela (mesmo lugar onde você cria um novo grupo ou troca a foto do perfil). Depois, clique em configurações. Em seguida, vá em conta, A terceira opção disponível é a confirmação em duas etapas. Aqui, é só ativar e colocar a sua senha. Essa senha poderá ser pedida algumas vezes durante o uso do app, mas não é preciso colocá-la todas as vezes que for utilizá-lo. 


LEIA MAIS: Vacina é a cura para a Covid-19? O Aratu On explica o funcionamento e a importância do processo de imunização


LEIA MAIS: Aratu On explica o que são as novas variantes do coronavírus e como elas agem no seu corpo; assista



Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


*Sob supervisão do editor, Jean Mendes


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.