Especiais

Aratu On Explica os costumes religiosos durante período da Quaresma

Quaresma foi criada IV d.C e tem como objetivo preparação para a Páscoa

Por Da Redação

Aratu On Explica os costumes religiosos durante período da QuaresmaCréditos da foto: Getty Images / cançãonova.com
Enquanto os foliões ficam tristes e saudosos com o encerramento do Carnaval, os religiosos aproveitam a data para começar a preparação para a celebração da Páscoa. Esse período é denominado pelos católicos como "Quaresma" e algumas tradições e costumes são seguidos pelos fiés durante 40 dias.
Mas, afinal, por que 40 dias? Quando começa a Quaresma? Por que o jejum é comum nesses dias? Quais são as outras tradições religiosas? o Aratu On explica!
https://youtu.be/S2N3BhaV4ro
HISTÓRIA
Neste ano celebrado a partir do dia 14 de fevereiro até 22 de março, a Quaresma surgiu no século IV d.C. desde quando foi estabelecida a data da Páscoa. O período inicia na Quarta-feira de Cinzas, após o Carnaval, e se estende até o Domingo de Ramos, uma semana antes do Domingo de Páscoa, resultando assim em 40 dias.
O número é usado para recordar os 40 anos que o povo de Deus passou caminhando no deserto até a Terra Prometida. De acordo com o padre Edson Menezes, Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, foram 40 das de acertos, erros, pecados e obediência para chegar ate a terra dada por Deus.
Por conta da fidelidade do povo com o "Todo Poderoso", os religiosos aproveitam a data para a realização de jejuns, caridades e bastante oração como forma de pedir perdão aos seus pecados durante a preparação da Páscoa, que representa o renascimento de Jesus.
TRADIÇÕES
[caption id="attachment_303725" align="alignnone" width="800"] Nelson Luiz de Oliveira / Rota do Rosário[/caption]
A aposentada Maria Matildes, de 75 anos, conta que algumas tradições que ela segue até hoje, veio desde os avós, que passaram para os pais e se mantém até hoje na família dela, como por exemplo cobrir os santos com um pano roxo, que representa a cor da Quaresma.
A prática denominada de "Velatio", é um costume antigo da Igreja Católica usada para que os fiés não se distraiam das suas orações durante os 40 dias. É uma forma de mostrar que antes de os santos viverem o mistério da glória com Cristo, eles passaram pelo mistério da dor do sofrimento e da morte de Jesus.
"Cobrindo a imagem e todos os santos e crucifixos, deixa com maior evidência o que há de essencial nas igrejas, o altar onde se opera e atualiza o mistério Pascal de Cristo por seu sacrifício incruento", explica o padre Edson.
JEJUM
Além disso, como uma católica tradicional, Dona Matildes contou ainda que segue o jejum da carne vermelha nas segundas, quartas e sextas até o Domingo de Páscoa. A aposentada conta que a tradição foi herdada da mãe que, na infância de Maria, exigia o jejum dos familiares até o momento da ceia da Sexta-feira Santa.
Para as crianças, era oferecida uma espécie de bolo feito apenas de água e farinha puba, produto da mandioca obtido a partir da fermentação da raiz.
"Na minha casa, a minha mãe não acendia nem fogo na Sexta-feira Santa. Para as crianças não ficarem com fome, minha mãe fazia bolo pagão e dava somente um pedaço a cada criança. Os adultos não comiam nada até o almoço da Sexta-feira Santa, que antecede o Domingo de Páscoa".
LEIA MAIS: Semdec tem inscrições abertas para oficina de preparo de ovos de Páscoa
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.