Último dia da FLIPELÔ celebra literatura e tem Orquestra Afrosinfônica
Último dia do evento, domingo (10/08), terá como ponto alto apresentação da Orquestra Afrosinfônica no Largo do Pelourinho, além de debates, lançamentos e atividades infantis
Por João Tramm.
A 11ª edição da FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho chega ao seu ápice neste domingo, 10 de agosto, com um encerramento inesquecível: a Orquestra Afrosinfônica se apresenta às 18h no Palco FLIPELÔ, no Largo do Pelourinho, com o tributo "O tom da ancestralidade – Um tributo a Jorge Amado".
O espetáculo, que promove um diálogo entre a música erudita e as raízes afro-brasileiras, é o grande destaque da noite, coroando cinco dias de intensa programação literária e cultural no Centro Histórico de Salvador.
Programação do último dia da Flipelô
16h (Casa das Editoras Baianas): Mesa "Bahia Fantástica: mitos, magia e literatura" com Franklin Carvalho e Vera Spínola.
18h (Palco FLIPELÔ): Encerramento emocionante com a Orquestra Afrosinfônica no tributo "O tom da ancestralidade – Um tributo a Jorge Amado".
Infantis
- 14h30 (Espaço Infantil): Lançamento do livro "A micareta da Princesa do Sertão", seguido de bate-papo com o autor Alexandre Coimbra Amaral (RJ).
-
17h: Contação de história "Afrofantástica" com Imani e Marcos Cajé, encerrando as atividades para crianças.
Exposições e Espaços Temáticos
-
9h às 18h (Praça Terreiro de Jesus): Roda da Sustentabilidade com distribuição de mudas e arrecadação de livros para o projeto "Circule um livro".
-
Exposições em cartaz: "Dias Gomes – o Brasil em cena" (Espaço Uno) e "Meu Amado – Nosso olhar feminino sobre Jorge Amado" (Museu Eugênio Teixeira Leal).
A FLIPELÔ 2025, em sua 11ª edição, homenageou o dramaturgo Dias Gomes e reforçou seu compromisso com a democratização da literatura, reunindo autores nacionais e internacionais em mais de 100 atividades gratuitas. O evento é uma realização do Ministério da Cultura e da Fundação Casa de Jorge Amado, com patrocínio do Banco do Nordeste e apoio de instituições locais.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).