Saiba quais serão os próximos feriados pós-Carnaval em 2026

O ano será um dos mais favoráveis, com possibilidade de folgas prolongadas, especialmente às segundas e sextas-feiras

Por Anna Caroline Santiago.

Na Bahia, há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval. Como durante a folia os soteropolitanos praticamente não descansam, o Aratu On reuniu os feriados que ainda movimentam o calendário de 2026.

O ano será um dos mais favoráveis, com possibilidade de folgas prolongadas, especialmente às segundas e sextas-feiras.

Confira a lista completa de feriados e pontos facultativos em 2026:

  • 3 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado)

  • 21 de abril (terça-feira) – Tiradentes (feriado)

  • 1º de maio (sexta-feira) – Dia Mundial do Trabalho (feriado)

  • 4 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo)

  • 24 de junho (quarta-feira) – São João (feriado)

  • 2 de julho (quinta-feira) – Independência do Brasil na Bahia (feriado)

  • 7 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil (feriado)

  • 12 de outubro (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida (feriado)

  • 2 de novembro (segunda-feira) – Finados (feriado)

  • 15 de novembro (domingo) – Proclamação da República (feriado)

  • 20 de novembro (sexta-feira) – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado)

  • 8 de dezembro (terça-feira) – Nossa Senhora da Conceição da Praia (feriado)

  • 25 de dezembro (sexta-feira) – Natal (feriado)

Foto: Ana Raquel / Fred Pontes

Quarta-feira de Cinzas é feriado no Brasil? O que funciona?

A Quarta-feira de Cinzas é ou não é feriado nacional? Assim como o Carnaval, a data não integra a lista de feriados definidos por lei federal. Cabe a estados e municípios decidir se haverá feriado, ponto facultativo ou expediente normal.

Empresas privadas definem se concedem folga. Onde não há feriado local, o trabalhador deve negociar a ausência, compensando horas, usando banco de horas ou férias. A falta sem justificativa pode gerar desconto salarial e advertência.

Arrastão em Salvador

Com o encerramento oficial do Carnaval de Salvador na noite desta terça-feira (17), a festa ganha um último capítulo nesta Quarta-Feira de Cinzas (18), com a realização do tradicional Arrastão no circuito Barra-Ondina. O desfile está marcado para começar às 10h e promete reunir milhares de foliões para se despedir da folia momesca.

O anúncio das atrações foi feito pelo prefeito Bruno Reis, após reunião de avaliação com secretários e dirigentes municipais no Campo Grande. Segundo ele, a edição de 2026 será “o maior Arrastão da história”, tanto em estrutura quanto em número de artistas.

Ao todo, cinco atrações foram confirmadas para comandar o percurso no circuito Dodô (Barra-Ondina): Carlinhos Brown, Leo Santana, Tony Salles, Danniel Vieira e Fantasmão. De acordo com o prefeito, trata-se do maior Arrastão já realizado em quantidade de atrações.

Carlinhos Brown participa do Arrastão. Foto: Divulgacao

 

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.