Projeto Cabriola apresenta 'Em Busca da Ilha Desconhecida' em Salvador

Projeto Cabriola faz apresentações gratuitas do espetáculo 'Em Busca da Ilha Desconhecida'

Por Juana Castro.

O projeto Cabriola: Mediação Cultural Jovens Espectadores – 2º Salto realiza, entre terça e quinta-feira - 7 a 10 de outubro -, no Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360°, apresentações gratuitas do espetáculo Em Busca da Ilha Desconhecida (2016), do Coletivo DUO. As sessões ocorrerão às 9h30 e 14h30, com acessibilidade em Libras, audiodescrição e atendimento especializado, aproximando crianças e jovens da arte teatral.

Projeto Cabriola faz apresentações gratuitas | Foto: Diney Araujo

Inspirada no conto homônimo de José Saramago, a montagem aborda temas como amizade, persistência e coragem, com dramaturgia e canções originais de Saulus Castro, cofundador do DUO. O espetáculo convida o público a embarcar numa narrativa poética e musical, marcada pela força do imaginário e da cultura ibero-nordestina.

Além das apresentações, o 2º Salto inclui oficinas como O Jogo Físico na Cena, com Israel Barretto, e Iniciação às Musicalidades Nordestinas, ministrada por Marcelo Saback. Essas atividades ocorrem de 23 de setembro a 03 de outubro em escolas estaduais de Salvador. O projeto também realiza a intervenção Baú dos Sonhos, incentivando crianças e jovens a registrar desejos e memórias coletivas.

Sobre o Cabriola

Criado em 2023, o Cabriola é um projeto de mediação cultural voltado às infâncias. Ele oferece transporte, logística e mediações culturais, além de oficinas artísticas nas escolas públicas. Na primeira edição, mobilizou cerca de 4 mil estudantes e professores em 18 apresentações e 22 oficinas em 20 bairros de Salvador, incluindo territórios do Subúrbio Ferroviário. Foram disponibilizados 50 ônibus e mais de 4.300 lanches para garantir acesso e participação.

O projeto é patrocinado pela Porto Cotegipe por meio da Lei Rouanet, com realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Sobre o espetáculo 

Em Busca da Ilha Desconhecida é o primeiro espetáculo infantojuvenil do Coletivo DUO. Inspirado no conto de José Saramago, acompanha a jornada de dois jovens em busca de um território nunca habitado. A encenação, marcada por música ao vivo e forte imagética, envolve Saulus Castro, Israel Barretto, Nina Andrade e João Vitor, em uma proposta que une arte, educação e cultura popular.

Desde sua estreia em 2016, a montagem circula por festivais e temporadas, incluindo participações em eventos como o Festival Internacional de Teatro de Curitiba e o Utopia Festival de Teatro.

Espetáculo Em Busca da Ilha Desaparecida encenada no projeto Cabriola | Foto: Diney Araújo

Duo: pesquisa, oficinas e impacto social

O Coletivo DUO, fundado em 2010, utiliza o Cabriola como um desdobramento de sua pesquisa artística e pedagógica. Em 2025, o projeto gerou oportunidades de trabalho para estagiários e mediadores de Teatro, Pedagogia e Produção Cultural, fortalecendo a relação entre formação acadêmica e prática social.

Saulus Castro destaca: Num país ainda marcado por desigualdades históricas, toda ação que aproxima Arte, Educação e Infância precisa ser fortalecida. O Cabriola só existe porque artistas, sociedade civil, empresas e poder público orbitam em torno de um objetivo comum: transformar realidades por meio da arte.

Espetáculo Em Busca da Ilha Desconhecida (Coletivo DUO)

Quando: terça a quinta (7 a 10 de outubro), às 9h30 e às 14h30
Onde: Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360°, Salvador – BA
Quanto: ingressos gratuitos
Acessibilidade: Libras, audiodescrição e atendimento especializado

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.