Por que o nome de Celso Portiolli aparece todo 11 de setembro nas redes sociais?
Todos os anos, quando as homenagens às vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001 começam, o nome de Celso Portiolli volta a circular nas redes sociais
Por Bruna Castelo Branco.
Todos os anos, a data dos atentados de 11 de setembro de 2001 traz de volta o nome de Celso Portiolli às redes sociais. A associação surgiu a partir de uma brincadeira criada no Facebook, que relaciona de forma irônica o apresentador do Domingo Legal, do SBT, à tragédia das Torres Gêmeas, em Nova York.
Uma das montagens mais compartilhadas mostra Portiolli dentro de um avião com duas torres ao fundo. O próprio comunicador já comentou o assunto diversas vezes em tom de bom humor.
+ É peruca? Voto de 13 horas de Luiz Fux vira meme nas redes sociais; confira
+ Mulher que teve vídeos vazados se envolve em briga após ofensa: 'Soca fofo'
Durante entrevista ao podcast Flow, ele contou como o meme começou: “No começo fiquei muito bravo. Como me associam a maior tragédia de todos os tempos? Fiquei muito pistola. Na verdade, isso começou em Portugal, com um humorista de lá. Aí um cara fez o favor de repetir isso no Brasil. Com o meu disse”, relatou.
Portiolli também falou sobre os receios gerados pela repercussão: “Eu fiquei com medo do seguinte: qualquer hora eu vou chegar na alfândega e vão me perguntar o que é isso. Mas é incrível; no Twitter, eu postei uma foto de uma viagem para Israel com umas palavras em hebraico e tinha atrás umas torrezinhas, eles já fazem umas associações! É um negócio incrível! E eu levo na esportiva. Agora qualquer post que eu faço, colocam alguma coisa de 11 de setembro”.
O que foi o 11 de setembro de 2001
Em 11 de setembro de 2021, a organização terrorista Al-Qaeda, liderada por Osama bin Laden, sequestrou quatro aviões comerciais nos Estados Unidos.
-
Dois foram lançados contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, que desabaram horas depois;
-
Um atingiu o Pentágono, sede do Departamento de Defesa, em Washington;
-
O quarto caiu na Pensilvânia, após passageiros reagirem ao sequestro.
Os atentados deixaram quase 3 mil mortos e mais de 6 mil feridos, tornando-se um marco da história recente mundial.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).