O Agente Secreto: Dona Tânia é eleita destaque do ano pelo The New York Times

Dona Tânia Maria, de 77 anos, recebeu menção honrosa na categoria singular de 'Melhor Atuação de Cigarro'

Por Juana Castro.

A atriz brasileira Tânia Maria, ou apenas "Dona Tânia", de 77 anos, ganhou projeção internacional ao integrar a seleta lista das melhores atuações cinematográficas de 2025, publicada pelo jornal The New York Times, dos Estados Unidos (EUA). A artista foi reconhecida por sua performance no longa-metragem "O Agente Secreto", recebendo a menção honrosa na categoria singular de "Melhor Atuação de Cigarro".

Na análise crítica, o veículo exalta o magnetismo e a presença de cena da atriz, que rouba a atenção mesmo em sequências onde divide o espaço com a narrativa principal.

Dona Tânia Maria é destaque no filme O Agente Secreto

O texto do jornal descreve o impacto imediato da aparição de Tânia Maria na tela: "No meio de 'O Agente Secreto', há uma cena de rua à luz do dia, e essa mulher simplesmente entra no quadro e quase se aproxima da câmera. Enquanto ela está ali parada esperando, você pensa: 'Espero que este filme saiba que deveria ser mais sobre essa pessoa'. Ela é uma verdadeira 'dona', mas é única, idiossincreticamente glamourosa em um vestido de casa com estampa botânica e óculos escuros", pontuou a publicação.

Além da estética, a crítica do New York Times aprofunda-se no simbolismo da atuação, interpretando os gestos da personagem como uma forma de resistência dentro do contexto da obra.

"O hábito de fumar de Maria é um triunfo da personalidade sobre as circunstâncias; ele diz: 'Se eu posso vencer esses cigarros, posso vencer esta ditadura'. Que atalho poderoso para a sua passagem pelo mundo. Ela praticamente não tem créditos de cinema, mas tem tudo o que você deseja de uma pessoa na frente de uma câmera, que é toda a vida que ela já viveu", concluiu o jornal.

+ Kleber exalta carisma de Wagner Moura em 'O Agente Secreto': 'Um erro me distanciar'

Wagner Moura também integra lista do The New York Times

O ator baiano Wagner Moura também está na lista do 'Times', entre os melhores atores de 2025. Indicado ao Globo de Ouro 2026 na categoria Melhor Ator de Drama, ele é protagonista de O Agente Secreto, produção que também concorre ao prêmio de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme em Língua Não Inglesa.

Wagner Moura estrela filme O Agente Secreto | Foto: Divulgação

Em entrevista ao jornal, Wagner afirmou que, com o passar dos anos, vem aprimorando sua entrega artística. Segundo ele, quanto mais envelhece, mais se esforça para "incorporar" aspectos pessoais aos personagens. O ator destacou ainda ser "uma pessoa muito política", característica que, segundo disse, se manifesta em sua atuação. A filmografia de Wagner inclui obras com forte conteúdo político, como Tropa de Elite e o próprio O Agente Secreto, ambientado em 1977, durante a ditadura militar no Brasil.

A presença brasileira nas premiações internacionais também se destacou no Globo de Ouro 2025, marcado pela vitória histórica de Fernanda Torres, que se tornou a primeira atriz brasileira a conquistar o prêmio de Melhor Atriz de Drama, por Ainda Estou Aqui. Ela superou nomes consagrados de Hollywood, como Nicole Kidman, Angelina Jolie e Pamela Anderson.

Além de Moura, o The New York Times destacou outros atores e atrizes em sua lista anual. Entre eles estão:

  • Teyana Taylor (Uma Batalha Após a Outra);

  • Jessie Buckley (Hamnet);

  • Jacob Elordi (Frankenstein);

  • Wagner Moura (O Agente Secreto);

  • Lee Byung Hun (Sem Outra Escolha);

  • Kirsten Dunst (O Bom Bandido);

  • Liam Neeson (Corra que a Polícia Vem Aí!);

  • Rose Byrne (Se Eu Tivesse Pernas Eu Te Chutaria);

  • Wunmi Mosaku (Pecadores);

  • Kathleen Chalfant (Toque Familiar).

O Agente Secreto já havia acumulado destaque internacional. Em maio, a produção venceu os prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor no Festival de Cannes. Wagner Moura também foi reconhecido no Newport Beach Film Festival e eleito Melhor Ator pelo New York Film Critics Circle Awards, premiação na qual o longa foi escolhido Melhor Filme Internacional.

O ator ainda recebeu indicação ao Critics Choice Awards, onde o filme disputa novamente a categoria de Melhor Filme Internacional. A obra é apontada como possível concorrente ao Oscar 2026.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.