‘Nunca lançada’: Caetano toca música que Gil cantou no funeral de Preta
Durante show no Rio, Caetano tocou música nunca lançada oficialmente; veja vídeo
Por Juana Castro.
O cantor e compositor Caetano Veloso prestou uma homenagem à sobrinha e cantora Preta Gil - falecida em 20 de julho, aos 50 anos - durante sua apresentação no Festival de Inverno do Rio, na noite deste domingo (3).
“Pensando em Preta. [Gilberto] Gil, no funeral de Preta, cantou uma canção que vou cantar aqui e que nenhum de nós gravou, mas é uma expressão íntima da nossa vida de família”, declarou Caetano, antes de dedilhar o violão e entoar uma canção afetiva que remete à infância dos primos Preta e Moreno Veloso.
A música, nunca lançada oficialmente, retrata com leveza a relação entre os dois primos — filhos de Sandra (Drão) e Dedé Gadelha, irmãs — com versos infantis como “Moreno está tão bonitinho” e “a prima Preta mete o dedo no focinho”.
Em seguida, Caetano convidou o público a cantar com ele: “E agora vamos cantar juntos, porque Preta foi uma grande leonina. A música que fiz para um leonino extraordinário é que hoje é o hino de todos os leoninos”. Então, interpretou “Leãozinho”, um de seus maiores sucessos.
Preta Gil: morte, funeral e homenagens
Preta Gil morreu aos 50 anos, nos Estados Unidos, onde estava em tratamento contra um câncer. O velório aconteceu no Rio de Janeiro e contou com a presença de familiares e amigos próximos. Gilberto Gil chegou ao local acompanhado de Sandra Gadelha, mãe de Preta, e cantou no funeral da filha.
O corpo da artista deve ser sepultado na Bahia, segundo informações divulgadas pela família. A despedida foi marcada por fortes manifestações de carinho e comoção no meio artístico e entre os fãs.
Leia mais:
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).