Morre James Van Der Beek, astro de famosa série teen dos anos 1990
James Van Der Beek era o protagonista de Dawson's Creek, famosa série adolescente dos anos 1990; ele tinha 48 anos e 6 filhos
Por Juana Castro.
O ator James Van Der Beek, conhecido mundialmente por protagonizar a série “Dawson’s Creek”, sucesso dos anos 1990, morreu nesta quarta-feira (11), aos 48 anos, após uma longa batalha contra o câncer colorretal.

Ele havia sido diagnosticado com câncer colorretal em estágio 3 em 2024, após realizar uma colonoscopia de rotina motivada por alterações no sistema digestivo. Desde então, passou por tratamento contínuo.
A morte foi confirmada pela esposa, Kimberly Van Der Beek, em publicação nas redes sociais. “Nosso amado James David Van Der Beek faleceu em paz nesta manhã. Ele enfrentou seus últimos dias com coragem, fé e graça. Há muito a compartilhar sobre seus desejos, seu amor pela humanidade e a sacralidade do tempo. Esses dias chegarão. Por enquanto, pedimos privacidade enquanto lamentamos a perda do nosso amado marido, pai, filho, irmão e amigo”, escreveu.
O ator deixa seis filhos: Olivia, Joshua, Annabel, Emilia, Gwendolyn e Jeremiah.
Diagnóstico e tratamento
Van Der Beek tornou público o diagnóstico em entrevista à revista People, em 2024. Ele afirmou que mantinha hábitos saudáveis e recebeu a notícia com surpresa. Segundo o ator, uma das partes mais difíceis foi comunicar a doença à família.
“Contar para as pessoas exigiu muita energia. Sou uma pessoa empática. Gosto de cuidar de todos. Sou um provedor, e especialmente naquele momento, eu estava tentando ser o Super-Homem, ser tudo para todos, ser pai e provedor. Então, ter que contar para as pessoas, para meu pai, meus irmãos e meus filhos, foi realmente complicado”, afirmou.
Em sua última aparição pública, em dezembro de 2025, ele comentou sobre o tratamento. “Foi uma jornada mais longa do que eu jamais imaginei. Exigiu mais de mim - mais paciência, mais disciplina, mais força do que eu sabia que tinha. Eu sabia que era forte - não sabia que era tão forte. Mas me sinto bem”, declarou na ocasião.
Aproximação com a família
Diagnosticado inicialmente em 2023, o ator afirmou que optou por ser transparente com os filhos sobre a doença. Em entrevista ao programa Today, em julho do último ano, explicou a decisão: “Eles podem sentir que o pai está tendo um dia difícil”.
Segundo ele, a honestidade fortaleceu os laços familiares. “Estou longe de ser um especialista, mas nossa abordagem foi ser o mais honesto possível. O mais honesto possível na medida em que eles entendessem, certo? Porque eles sabem”, disse.
“Eles sabem se o papai está com dor. Eles sabem, então, ao não contar a eles, acho que você os está confundindo ainda mais. Quando você diz a eles o que está fazendo e qual é a abordagem, eles conseguem ver e sentir, e acho que a sua jornada também é a jornada deles”, completou.
O ator também relatou mudanças na dinâmica familiar. “Meus filhos me fazem chá. ‘Pai, o que você precisa?’ Muita coisa boa saiu disso, mas eu adoraria poupar todo mundo dessa jornada, e é por isso que estou dizendo para todo mundo fazer seus exames”, afirmou.
Última publicação
A última publicação de James Van Der Beek no Instagram foi uma homenagem à filha Annabel e ao pai, que fazem aniversário no mesmo dia. No texto, ele escreveu: “Meu pai e minha filha fazem aniversário hoje. No começo, achei que era só isso que eles tinham em comum - pareciam tão diferentes para mim”.
“Mas, conforme vocês dois evoluíram e deixaram transparecer mais de quem vocês são, reconheço o mesmo coração aberto, caloroso, amoroso e gentil”, completou.
Carreira

Nascido em 8 de março de 1977, em Connecticut, nos Estados Unidos, James Van Der Beek iniciou a carreira artística ainda no Ensino Médio, atuando em peças teatrais. Ganhou projeção internacional ao interpretar Dawson Leery nas seis temporadas de “Dawson’s Creek”.

Ao longo da trajetória, participou de produções como Varsity Blues (1999), How I Met Your Mother (2005) e Don’t Trust the B - in Apartment 23 (2012–2013).
Coluna de filmes e séries no Aratu On
O Aratu On tem uma coluna dedicada a séries e filmes, com a jornalista e crítica Enoe Lopes Pontes. Votante do Globo de Ouro, ela escreveu recentemente sobre as séries "O Monstro em Mim" e "Mistério em Cemetery Road".
Além disso, ela fez entrevistas com Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho, Natalie Portman, Cynthia Erivo e Kate Winslet.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).