Indicados ao Oscar 2026 serão anunciados nesta quinta-feira; confira
Oscar 2026 terá lista de filmes e artistas divulgada a partir das 10h30, com expectativa em torno de produção brasileira
Por Ananda Costa.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia nesta quinta-feira (22) os indicados ao Oscar 2026, considerado o maior e mais prestigiado prêmio da indústria cinematográfica mundial.

A divulgação está marcada para as 10h30 (horário de Brasília) e será apresentada pela atriz Danielle Brooks e pelo ator Lewis Pullman, com transmissão pelo canal oficial da premiação no YouTube.
A cerimônia de entrega do Oscar 2026, correspondente à 98ª edição da premiação, está prevista para o dia 15 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
Brasil no Oscar 2026

Entre os destaques aguardados no Oscar 2026 está o longa brasileiro O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, que pode concorrer em categorias como Melhor Filme Internacional e Melhor Ator.
Segundo ranking do Gold Derby, site de referência internacional na cobertura da premiação, o ator baiano tem 91,34% de chances de ser indicado e também de vencer na categoria pela atuação em O Agente Secreto.
O levantamento reúne previsões de especialistas de grandes veículos de comunicação, 24 internautas com os melhores índices de acerto na edição anterior do Oscar e editores do próprio Gold Derby, especializados em premiações. O site ganhou destaque por antecipar, em 2024, a indicação de Fernanda Torres por Ainda Estou Aqui.
Apesar do alto índice, Wagner Moura aparece na terceira colocação do ranking. O segundo lugar é ocupado por Timothée Chalamet, com 93,62% de chances, após ter sido indicado no ano anterior por Um Completo Desconhecido. Na liderança está Leonardo DiCaprio, com 95,08%, vencedor de uma estatueta do Oscar. Outros 12 nomes completam a lista de possíveis indicados.
Oscar 2025

Em 2025, o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional, na 97ª edição do prêmio.
A cerimônia ocorreu no Dolby Theatre, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ainda Estou Aqui concorreu com Emília Pérez (França), Flow (Letônia), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e A Garota da Agulha (Dinamarca).
Ao receber a estatueta, Walter Salles dedicou a vitória a Eunice Paiva, personagem vivida por Fernanda Torres.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, comemorou a conquista e publicou um vídeo dos foliões no Pelourinho durante o anúncio do prêmio.
LEIA MAIS: Já curtiu? Foto de Wagner Moura causa frisson no Instagram do Oscar
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).