Fotógrafa baiana vence concurso internacional com foto de parto

Fotógrafa baiana Ana Victória Otoni venceu concurso internacional com foto de parto

Por Juana Castro.

A fotógrafa e videomaker baiana Ana Victória Otoni foi a vencedora do Concurso Internacional da Lumicroma, criado em Portugal. Especializada em fotografia de parto e família, a artista venceu com a imagem “Nos laços do toque: O milagre da vida”, produzida em Salvador, em 2023, durante um parto.

Baiana Ana Victória Otoni venceu concurso internacional com foto de parto

O concurso teve como tema “Joy” (alegria, em tradução livre) e reuniu milhares de fotografias de 64 países. A obra de Otoni foi selecionada após votação do público e integrou a exposição realizada nas cidades de São João da Madeira e Porto, em Portugal, ao lado de outras 40 imagens escolhidas.

Segundo a autora, a fotografia destaca a natureza do corpo feminino e a importância do contato pele a pele como um ato de respeito à vida, respaldado pela ciência. O registro foi feito durante o parto de Clis Mariana e de sua filha, Flora, com assistência do Coletivo Sobreparto e das parteiras Tanila Amorim e Rafaela Ferreira.

“É o fortalecimento do vínculo nos primeiros instantes. Neste parto domiciliar planejado a essência do nascimento está retratada em um evento natural e familiar, onde a alegria, a força e o amor são protagonistas da história. É um chamado para o futuro, onde toda mulher possa parir de forma segura, digna e sem imposições”, afirma a fotógrafa na descrição da obra.

Fotógrafa baiana Ana Victória Otoni

As imagens fazem parte da exposição “In Colors Project”, uma iniciativa internacional da Lumicroma que propõe a fotografia como registro sociocultural e forma de intervenção artística. O projeto busca, anualmente, refletir sobre o tempo presente a partir da criação fotográfica.

A terceira edição da mostra, sob o tema JOY, reúne 75 obras de 56 autores de 22 países, compondo um atlas emocional que investiga as diferentes expressões da alegria em um contexto marcado por tensões geopolíticas e crises sistêmicas. A exposição também está disponível em formato online.

Criadora e fundadora da Rosa Branca Fotografia, Ana Victória Otoni desenvolve um trabalho voltado à construção de narrativas de nascimento baseadas em evidências científicas, entendendo a fotografia como um instrumento de preservação histórica e valorização do protagonismo feminino.

Durante cinco anos, a fotógrafa registrou partos na Bahia. Atualmente residindo em Lisboa, dá continuidade à sua formação acadêmica em Fotografia e Cultura Visual no IADE. Seu trabalho aborda a gravidez e o parto como experiências centrais da vida humana, utilizando a imagem como ferramenta de reflexão e transformação social.

Em tempo: Recém-nascidos de Camaçari estrelam ensaio fotográfico de Natal; veja fotos

A Maternidade Regional de Camaçari (MRC), unidade da Seccretaria da Saúde do Estado (Sesab) com direção da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), promoveu decorações natalinas para caracterizar os bebês do berçário, o que rendeu registros e sessões de fotos especiais para data comemorativa. 

A ação foi idealizada pelas equipes de Enfermagem e Fisioterapia. A diretora de enfermagem da MRC, Thais Ronoski, explica que a iniciativa contribui para tornar o ambiente hospitalar mais humano e acolhedor, além defortalecer vínculos, proporcionar conforto emocional e reforçar a importância do cuidado para além do aspecto técnico. “Além disso, ajuda a ressignificar a rotina intensa da UTI, transformando o espaço em um ambiente onde empatia, sensibilidade e solidariedade estão sempre presentes”, afirmou a profissional.

Veja as fotos:

Levar decorações natalinas para a maternidade é importante porque cria um ambiente mais acolhedor e festivo, ajudando a reduzir o estresse e marcar o nascimento do bebê como um momento especial/Foto: Ascom/FESF-SUSA Maternidade Regional de Camaçari é uma unidade de saúde pública do estado da Bahia, gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS)/Foto: Ascom/FESF-SUSAlém dos serviços de parto (já realizou mais de 12 mil partos), a unidade oferece cirurgias ginecológicas, histeroscopia diagnóstica e exames de mamografia/Foto: Ascom/FESF-SUSA decoração natalina na maternidade vai além da estética, sendo uma ferramenta poderosa para humanizar o ambiente hospitalar e enriquecer a experiência emocional do nascimento do bebê/Foto: Ascom/FESF-SUS

Em tempo: Brasileira ganha maior prêmio de fotografia de partos do mundo com foto de bebê empelicado

Em 2023, a fotógrafa brasileira Paula Beltrão, de Minas Gerais, ganhou o prêmio do International Association of Professional Birth Photographers (IAPBP), considerado o Oscar da fotografia de partos, por uma foto de recém-nascido "empelicado".

A imagem, que venceu cinco categorias da premiação, mostra um evento raro: um bebê que nasceu envolto à bolsa amniótica, que aparece intacta. A fotógrafa ganhou os seguintes prêmios: Detalhes do Nascimento, Documentário, Escolha dos Jurados, Foto do Ano e “Good Awards”.

Fotógrafa brasileira Paula Beltrão venceu Oscar da fotografia em 2023 com foto de bebê que nasceu empelicado

A foto foi feita após uma cesárea. Antes de ganhar o prêmio, a brasileira também foi destaque no Annual Birth Photography Image Competition. Em uma publicação no Instagram, Paula disse que estava emocionada com a conquista.

"Há 10 anos, eu escolhi mudar a minha vida completamente. Escolhi mudar de profissão e escolher algo que me fizesse sentido. Escolhi a fotografia! Escolhi fotografar partos em uma época em que ninguém nem falava sobre tal segmento. Escolhi deixar o coração falar mais alto e me levar a seguir neste segmento na certeza que minhas fotos, em algum momento, impactariam a sociedade e levaria a uma quantidade grande de pessoas uma nova visão sobre o nascer e sua potência! Hoje, 31/03/2023, minha foto foi eleita campeã! Eu ganhei o concurso da IAPBP (International Association of Professional Birth Photographers). Ganhei o Oscar da fotografia de parto. Sou campeã do maior concurso de fotografia de parto do mundo!".

Ela continuou: "Eu não tenho palavras para descrever minha alegria. Estou em êxtase por tudo. Eu me dedico muito à minha profissão e faço com muito amor todos os registros. Me sinto privilegiada demais em estar na ambiência do nascer e ser escolhida para registrar o momento mais íntimo e importante da vida de tantas famílias".

Bebê empelicado em Salvador

Em maio de 2023, a administradora Jaqueline Oliveira, de 43 anos, deu à luz os gêmeos Bernardo e Rafael, no Hospital Português, em Salvador. O primeiro nasceu empelicado, mesmo com 3,5 Kg, e encantou a todos na sala de parto. O momento foi registrado pela fotógrafa Renata Casali (@renatacasalifotografia).

Bebê nasceu empelicado em Salvador, em 2023, e fotógrafa fez registro | Foto: Renata Casali

O nascimento de um bebê empelicado é considerado raro na obstetrícia. Isso acontece quando a bolsa amniótica, que protege e ajuda o bebê a se alimentar, não estoura quando a criança está prestes a nascer. Quando isso ocorre, a equipe médica fura o saco amniótico logo após o nascimento.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.