Filho de Preta Gil faz 31 anos e homenageia a mãe seis meses após morte
Francisco comentou que este é o primeiro aniversário sem o abraço da mãe, Preta
Por Juana Castro.
Francisco Gil, único filho da cantora Preta Gil, completa 31 anos nesta terça-feira (20). A data marcou também seis meses da morte da artista, falecida em 20 de julho de 2025, aos 50 anos, após lutar contra um câncer no intestino.
Em seu perfil no Instagram, o músico publicou um texto em homenagem à mãe, refletindo sobre a ausência e a permanência simbólica de Preta em sua vida. “Hoje eu faço aniversário. 20 de janeiro, ela dizia ser o dia em que ela se realizou e todo ano ela tava lá pra me reafirmar isso”, escreveu.

No relato, Francisco descreveu o processo de lidar com o luto e a força encontrada na memória materna. “Hoje também fazem (sic) 6 meses que eu tento realizar e compreender essa nova dimensão de presença que minha mãe se tornou. A saudade que só aumenta. O amor que vive me invadindo e insistindo a todo instante pra não deixar que a dor me tome”, afirmou.
O cantor destacou ainda que escolhe celebrar a vida em nome da mãe. “Eu escolho sorrir por ela. Eu escolho a felicidade e a alegria por ela. Todo sorriso, todo canto, toda reza, toda gargalhada, todo silêncio… eu sinto a presença de minha mãe em mim”, escreveu.
+ Camarote Expresso 2222 homenageia Preta Gil no Carnaval de Salvador
Francisco também comentou que este é o primeiro aniversário sem o abraço da mãe e mencionou o lançamento recente de músicas em família. “Ontem a gente lançou duas músicas. E uma delas se tornou pra mim uma canção de cura, mas sobretudo uma canção que traz a presença dela”, disse, acrescentando: “Axé, mainha! Meu dia sempre foi seu dia também. Assim sempre será”.
Francisco Gil é filho de Preta Gil com o ator Otávio Müller. Além dele, amigos e familiares da cantora também relembraram a data compartilhando mensagens e lembranças nas redes sociais.
Confira:
Missa de seis meses de Preta Gil é celebrada em Salvador
A memória de Preta Gil também foi celebrada nesta terça-feira (20) com uma missa em Salvador, marcando seis meses de seu falecimento. A cerimônia ocorreu às 16h, no Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, e foi presidida pelos freis Mário Erky e Lorrane Clementino.
Devota declarada de Santa Dulce dos Pobres, conhecida como o “Anjo Bom do Brasil”, Preta mantinha uma relação próxima com as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
Câncer e tratamento de Preta Gil
Preta Gil foi diagnosticada com câncer no intestino no início de 2023. Após tratamento inicial, a doença voltou em agosto de 2024. Em sua autobiografia "Os Primeiros 50", a cantora relatou como descobriu o tumor no reto e descreveu as primeiras etapas do tratamento.
Em dezembro de 2024, ela passou por uma cirurgia de quase 20 horas para retirada de novos tumores, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Após a quimioterapia não apresentar o resultado esperado, a cantora iniciou um novo tratamento nos Estados Unidos, com medicação experimental.
Durante o período no exterior, Preta se deslocava entre Nova York e Washington, onde ficava o centro médico especializado. Ela recebeu apoio constante de familiares e amigos, como Flora Gil, Bela Gil, Flor Gil, Claudia Raia, Boni, Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Ivete Sangalo.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).