Escritora baiana lança novo livro de poesias na Flipelô, em Salvador

A poeta e dizedora de versos Renata Ettinger participará da Flipelô no dia 8 de agosto, às 15h

Por Bruna Castelo Branco.

A poeta e dizedora de versos Renata Ettinger participará da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) no dia 8 de agosto, às 15h, na Vila Literária — Largo Tereza Batista, em Salvador. Durante o evento, a autora fará o pré-lançamento de seu quinto livro de poemas, ]não cabe nas mãos[], e participará de uma conversa sobre poesia e criação com o publicitário e poeta Mário Garcia Jr. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Além da Flipelô, Renata também integrará a programação da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro.

Flipelô realizará troca gratuita de livros; saiba detalhes

+ Projeto abre inscrições para oficinas de dança afro em Salvador e RMS

Com lançamento previsto para agosto pela Mormaço Editorial, a obra reúne poemas que exploram o silêncio. | Foto: Divulgação

“Participar de feiras literárias como a Flipelô e a Flip é, para mim, mais do que um lugar de circulação da obra — é um espaço de encontro, escuta e partilha. A poesia, que muitas vezes nasce no silêncio, se completa quando encontra o outro. Estou feliz e emocionada por lançar ]não cabe nas mãos[ nesses eventos tão potentes. Que esse livro encontre leitores dispostos a acolher o que não se nomeia, mas pulsa”, afirmou a autora.

Sobre o livro

Com lançamento previsto para agosto pela Mormaço Editorial, ]não cabe nas mãos[] reúne poemas que exploram o silêncio, o não dito e os vazios que persistem.

“Neste livro, abro espaço para escrever o que não cabe nas mãos, mas que insiste em permanecer em desalinho — no desejo de devolver ao leitor alguma forma de abrigo”, disse Ettinger.

Além da Flipelô, Renata também integrará a programação da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). | Foto: Paula Dultra/Divulgação

A obra aposta em uma escrita que acolhe “a ação que não” e “exerce o não verbo”, conduzindo o leitor por caminhos de silenciamento e escuta. Os poemas dialogam com versos de outros autores que atravessam e iluminam a voz da poeta.

O livro tem edição da também poeta Maria Luiza Machado, fundadora da Mormaço Editorial. A orelha é assinada pela escritora Maria Ávila. O projeto gráfico e a ilustração da capa são de Isabela Sancho. A produção editorial é de Marcus Cardoso e Juliana Cajives, que também assina a revisão e o posfácio.

Sobre a autora

Renata Ettinger nasceu em Itabuna em 1982 e vive em Salvador. É poeta, publicitária, arteterapeuta e dizedora de versos. Publicou Habitadores (Patuá, 2023), A mesma vida é outra (2022), GRITO: silêncios ecoando em minha voz (2020), Oito Polegadas (2018, em coautoria) e Um eu in verso (2002).

É criadora e voz dos projetos de áudio-poemas Quarentena com Poema – QCP e Trago Poemas, além de cofundadora do Sarau Preamar e do clube de leitura Onde se lê poesia.

Serviço

Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho
Quando: 8 de agosto (sexta-feira), às 15h
Onde: Vila Literária – Largo Tereza Batista, Salvador
Evento gratuito

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.