Eric Dane morreu no mesmo dia em que estreou em Grey's Anatomy, há 20 anos

Ator Eric Dane morreu aos 53 anos, nesta sexta-feira (20), mesmo dia - há 20 anos - que estreou na série de TV Grey's Anatomy

Por Juana Castro.

O ator Eric Dane morreu aos 53 anos em 19 de fevereiro, data que coincide com os 20 anos de sua estreia na série Grey’s Anatomy. Ele ficou mundialmente conhecido por interpretar o cirurgião Mark Sloan, apelidado de “McSteamy”.

Eric Dane foi apresentado ao público no episódio 18 da segunda temporada, intitulado “Yesterday”, exibido originalmente em 2006. O personagem se tornou um dos mais populares da produção.

Eric Dane deu vida ao dr. Mark Sloan em Grey´s Anatomy

Mark Sloan em Grey’s Anatomy

Em Grey’s Anatomy, Eric Dane viveu o cirurgião plástico Mark Sloan entre 2006 e 2012, com retorno especial em 2021. O personagem era melhor amigo de infância do neurocirurgião Derek Shepherd, interpretado por Patrick Dempsey, conhecido como “McDreamy”.

Na trama, Mark Sloan foi introduzido em meio à crise no relacionamento entre Derek Shepherd e Addison Montgomery. Em uma das primeiras cenas marcantes, Derek reage com um soco após um momento de flerte entre Mark e Meredith Grey.

Apresentado inicialmente como ator convidado na segunda temporada, Eric Dane tornou-se membro fixo do elenco na temporada seguinte. Seu personagem morreu no início da nona temporada, após as consequências de um acidente de avião ocorrido no final da oitava.

Carreira de Eric Dane além de Grey’s Anatomy

Antes de Grey’s Anatomy, Eric Dane integrou o elenco da sexta temporada de “Charmed”, em 2003. No cinema, participou de “X-Men: O Confronto Final” (2006), como o mutante Múltiplo.

Também atuou em “Marley & Eu” (2008), “Idas e Vindas do Amor” (2010) e “Burlesque” (2010). Após deixar o drama médico, protagonizou a série “The Last Ship”, em 2014.

Mais recentemente, Eric Dane interpretou Cal Jacobs na série “Euphoria”, da HBO, ampliando sua presença junto a uma nova geração de espectadores. Em 2024, participou de “Bad Boys 4”, no papel de James McGrath.

Causa da morte de Eric Dane

Dane morreu após complicações de esclerose lateral amiotrófica (ELA), segundo confirmação da família à revista People.

De acordo com comunicado divulgado pelos familiares, o ator havia tornado público o diagnóstico da doença cerca de dez meses antes da morte. A ELA provoca a degeneração progressiva dos neurônios responsáveis pelos movimentos musculares.

A família informou ainda que ele passou os últimos dias acompanhado pela esposa e pelas duas filhas, Billie e Georgia.

Eric Dane morreu em decorrência da ELA

Shonda Rhymes e elenco lamentam morte de Eric Dane

Patrick Dempsey afirmou que era muito “difícil expressar em palavras” a perda e declarou: “Ele era o cara mais engraçado, era uma alegria trabalhar com ele e eu quero me lembrar dele nesse espírito, porque sempre que ele estava no set, ele trazia muita diversão. Ele tinha um ótimo senso de humor”.

Dempsey relembrou a primeira cena de Eric Dane na série: “Foi fácil trabalhar com ele, nos demos bem instantaneamente. A primeira cena dele foi ele, sabe, em toda a sua glória, saindo do banheiro de toalha, com uma aparência incrível, fazendo você se sentir completamente fora de forma e insignificante.”

Kim Raver escreveu: “Eric era uma luz. Você podia ver esse brilho nele sem esforço, tanto no set de Grey's Anatomy quanto quando estava com Rebecca e as meninas. [...] Sentiremos sua falta”.

A criadora da série, Shonda Rhimes, afirmou: “Eric Dane foi um membro querido das famílias Shondaland e ‘Grey’s Anatomy’. Ele era realmente um ator talentoso, cuja interpretação do Dr. Mark Sloan deixou uma marca indelével na série e no público ao redor do mundo. [...] Nossos corações estão com sua família”.

A produtora executiva Krista Vernoff relembrou o retorno do ator em 2021: “Liguei para o Eric e ele atendeu imediatamente. Perguntei: ‘Você volta?’ [...] Quando cheguei ao set naquele dia, ele disse: ‘Vamos quebrar as regras e nos abraçar agora, certo?’ O que eu mais vou me lembrar sobre o Eric Dane são os seus abraços.”

A ABC e a 20th Television também divulgaram nota lamentando a morte de Eric Dane e destacando seu talento e impacto duradouro no público.

Entenda o que é a ELA

A sigla ELA significa Esclerose Lateral Amiotrófica. O termo pode ser compreendido da seguinte forma:

Esclerose – endurecimento e cicatrização;

Lateral – refere-se à região lateral da medula espinhal afetada pela doença;

Amiotrófica – fraqueza que resulta na redução do volume do tecido muscular, ou seja, atrofia.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ELA é uma doença degenerativa e progressiva que afeta o sistema nervoso e provoca paralisia motora irreversível.

Pacientes com a doença sofrem paralisia gradual e morte precoce em decorrência da perda de capacidades essenciais, como falar, movimentar-se, engolir e até respirar.

Não há cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica. Com o tempo, a pessoa perde progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesma.

O óbito, em geral, ocorre entre três e cinco anos após o diagnóstico. Cerca de 25% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos.

+Esclerose Múltipla: cerca de 40 mil brasileiros convivem com a doença

No caso de Eric, o diagnóstico foi anunciado em abril de 2025. Na ocasião, o ator declarou: “A ELA é uma doença terrível”.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.