Cheganças e Marujadas fazem festa da cultura popular no Recôncavo Baiano

O XII Encontro de Cheganças e Marujadas acontece no município de Saubara. Evento é Patrimônio Imaterial da Bahia

Por Dinaldo dos Santos.

Está sendo realizado em Saubara, no Recôncavo Baiano, o XII Encontro de Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos da Bahia.

O evento teve início no último dia 4 de agosto e segue até o próximo sábado (9), período em que a pequena e histórica cidade recebe grupos que mantêm viva essa manifestação da cultura popular que foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia em 2025.

Cheganças e Marujadas. Foto: Divulgação

Mais de 20 grupos de nove territórios de identidade da Bahia (Recôncavo, Extremo Sul, Chapada Diamantina, Baixo Sul, Velho Chico, Piemonte da Chapada, Metropolitano de Salvador, litoral Norte-Agreste Baiano e Sertão do São Francisco) apresentam suas performances e participaam de rodas de conversas com as mestras e mestres, roda de conversa com a juventude, discussão sobre construção do plano de Salvaguarda das Cheganças, Marujadas e Lutas de Mouros e Cristãos, Oficinas, Desfile e Apresentações artísticas, Premiação dos grupos.

Cheganças e Marujadas. Foto: Divulgação

As Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos da Bahia - são consideradas “danças dramáticas”. Essa expressão foi popularizada por Mário de Andrade e é o nome genérico utilizado pelos grandes folcloristas brasileiros para designar os grandes bailados populares que se baseiam num assunto determinado e têm, na sua maioria, partes faladas e representadas.

 Mesmo sendo identificados muitos aspectos em comum, os grupos apresentam peculiaridades que revelam marcas da importante diversidade existente na composição das identidades culturais na Bahia, devido ao encontro de povos com diferentes origens e tradições em cada território de identidade.

Cheganças e Marujadas. Foto: Divulgação

As Cheganças e Marujadas, por exemplo, retratam fatos históricos de forma lúdica e transmitem para o observador a sensação de estar presenciando marujos dentro de uma embarcação em alto mar. Já os grupos que encenam as Lutas entre Mouros e Cristãos reunidos no território do extremo sul, os personagens mouros e cristãos travam uma batalha pela guarda da imagem do Santo São Sebastião e o permanente desejo dos cristãos em converter os Mouros ao cristianismo.

+ Projeto Cores do Recôncavo promove turismo cultural em Saubara

O XII Encontro de Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos da Bahia é uma realização da Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira, em parceria com a Rede de Cheganças da Bahia. Nesta edição, o evento tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e patrocínio da Caixa Econômica Federal, Governo Federal

LEIA MAIS: Bola de Ouro 2025: veja todos os indicados e data da premiação

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.