Boca de 09 é acusado de intolerância religiosa após recusar corrida em terreiro
As declarações de Boca de 09 geraram críticas, com internautas o acusando de intolerância religiosa
Por Bruna Castelo Branco.
O influenciador digital baiano Vinícius Oliveira Santos, de 17 anos, conhecido como "Boca de 09", acusado de intolerância religiosa após recusar uma corrida de aplicativo em frente a um terreiro de candomblé, em São Caetano do Sul, São Paulo. A situação foi transmitida ao vivo pelo próprio jovem nas redes sociais.
Durante a transmissão, Vinícius comentou ao chegar ao local: "Meu Deus, tropa, aqui é um terreiro. Juro por Deus, macumbeira. Eu juro, meu Deus, ela está descendo, juro, Jesus, ela é macumbeira".
+ Flavinho e a CaSamba acontece no sábado, em Salvador; ingressos à venda
+ Jorge e Mateus 20 Anos: show em Salvador reúne nomes do sertanejo
Na sequência, ao ser abordado pela passageira, que questionou se o veículo era diferente do informado no aplicativo, ele pediu que a corrida fosse cancelada e deixou o local. "Graças a Deus, Jesus. Deus me livre, ia pesar o carro todo. Vim buscar a mulher no candomblé", declarou.
As declarações geraram críticas nas redes sociais, com internautas acusando o influenciador de intolerância religiosa e questionando também o fato de ele estar dirigindo mesmo sendo menor de idade.
"O moleque não tem nem idade para estar dirigindo, pondo a vida dos outros em risco, e ainda falando da religião", escreveu um usuário. Outro comentou: "Baiano preconceituoso".
Em nova transmissão ao vivo, Vinícius se defendeu das acusações e afirmou que foi alvo de críticas por ser negro e baiano: "Só por ser preto eu tenho que ser macumbeiro? Não entendi o que vocês quiseram dizer. Para mim, isso é racismo. Todo baiano é macumbeiro?".
Em outro vídeo, o influenciador relatou ter sido abordado por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Caetano do Sul. Apesar de não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ele afirmou que foi liberado pelos agentes. Na sequência, o jovem criticou a TV Globo, que o procurou para se manifestar sobre as críticas:
"Até a tal da Globo veio me mandar mensagem hoje querendo o meu posicionamento pela minha intolerância religiosa. Ô Globo, minha 'chibata' para vocês. Eu fecho com Silvio Santos. Estou nem aí para a Globo. Posicionamento é a cabeça da minha p*ca, rapaz". Veja o vídeo:
🚨 Boca de 09 revela que a Globo pediu um posicionamento dele sobre intolerância religiosa e manda recado pra emissora!
— PORTAL INSIDER (@Portal_Insider) August 6, 2025
"O Globo, minha chibata pra vocês. eu fecho com o Silvio Santos." pic.twitter.com/CMEoPi6cNm
Por meio de nota, a Prefeitura de São Caetano informou que instaurou um procedimento interno na Corregedoria da GCM para apurar a conduta dos guardas envolvidos. O comunicado destacou:
"A GCM possui rígidos regimento interno e código de conduta, que são balizados nas leis, na ética e no bem-estar do morador de São Caetano do Sul. Qualquer atitude que transgrida esses preceitos inegociáveis da corporação será investigada e, se comprovado o desvio, punida com rigor".
O perfil anterior de "Boca de 09" contava com mais de 10 milhões de seguidores, mas está atualmente desativado. Seu novo perfil soma cerca de 586 mil seguidores.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).