IBGE terá concurso com 9.580 vagas; edital sai ainda em novembro
IBGE deve publicar ainda neste mês de novembro edital de um novo concurso público com 9.580 vagas temporárias destinadas a candidatos de nível médio
Por Rosana Bomfim.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve publicar, ainda neste mês de novembro, o edital de um novo concurso público com 9.580 vagas temporárias destinadas a candidatos de nível médio. A organização do processo seletivo ficará sob responsabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV) o Edital poderá sair ainda no mês de novembro.

De acordo com o cronograma preliminar, as provas estão previstas para janeiro de 2026, e o resultado final deve ser divulgado em março do mesmo ano.
As oportunidades serão para os cargos de agente de pesquisa e mapeamento e supervisor de coleta e qualidade, funções essenciais para a realização de levantamentos e pesquisas estatísticas em todo o país.
Os contratos terão duração inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação por até três anos, conforme a necessidade do instituto. Os valores de remuneração ainda não foram divulgados, de acordo com os processos seletivos anteriores, podem chegar até R$ 4.000,00.

O último processo seletivo do IBGE ocorreu em 2023, quando foram abertas 8.100 vagas temporárias para apoio às pesquisas do órgão. Além disso, no mesmo ano, o instituto participou do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), oferecendo 895 vagas efetivas.
O novo concurso reforça a expectativa de ampliação das equipes de campo e o fortalecimento das pesquisas estatísticas realizadas pelo IBGE em todo o território nacional.
Com o aumento das oportunidades em órgãos estaduais e municipais, a busca por um planejamento de estudos é necessária para um bom desempenho nas avaliações. Cada novo edital publicado é uma nova oportunidade para os concurseiros de plantão. Aqui, veja como se preparar para concursos públicos na Bahia.
LEIA MAIS: Empresa global lança programa de trainee com salário de R$ 9,4 mil
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).