Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Petição pede impeachment de Bruno Reis após Salvador ficar sem ônibus durante as eleições

Segundo a petição, que pede o impeachment do gestor, a situação dificultou o deslocamento de parte da população até os locais de votação.

Por Bruna Castelo Branco.

Uma petição online que pede a apuração de possíveis responsabilidades do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), pela falta de ônibus durante o segundo turno das eleições presidenciais de 2026 chegou a 50 mil assinaturas duas horas depois de ter sido criada. O abaixo-assinado foi aberto após denúncias de dificuldades no transporte público da capital baiana neste domingo (25).

O documento solicita que seja investigada uma possível responsabilidade político-administrativa do prefeito diante de denúncias de insuficiência na oferta de coletivos. Segundo o texto, que pede o impeachment do gestor, a situação dificultou o deslocamento de parte da população até os locais de votação.

+ Falta de ônibus em Salvador leva eleitores a organizarem caronas solidárias: 'Levei cerca de 9 pessoas'

+ Viaturas da SSP levam eleitores para votar em Salvador após falta de ônibus

Segundo a petição, que pede o impeachment do gestor, a situação dificultou o deslocamento de parte da população até os locais de votação. | Foto: João Tramm/Aratu On

A petição pede que, caso seja comprovada uma ação ou omissão deliberada que tenha comprometido o direito ao voto, sejam avaliadas as medidas legais cabíveis, inclusive a possibilidade de responsabilização do gestor. O documento também ressalta que devem ser respeitados o devido processo legal e o direito à ampla defesa.

Falta de ônibus durante eleições em Salvador motivou o abaixo-assinado

A mobilização ocorre em meio a uma série de reclamações sobre a circulação de ônibus em Salvador durante o segundo turno. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou o restabelecimento imediato da frota integral, com gratuidade e frequência equivalente à dos dias úteis. A decisão prevê multa de R$ 1 milhão por hora em caso de descumprimento da ordem.

O Procon-BA também realizou fiscalizações após receber denúncias de eleitores. Em balanço divulgado neste domingo, o órgão informou ter identificado 544 ônibus parados em cinco garagens da capital, incluindo veículos que, segundo os fiscais, estavam aptos a operar.

A Prefeitura de Salvador atribuiu os atrasos a um impasse envolvendo adesivos relacionados a um dos candidatos à Presidência nos coletivos. Segundo a gestão municipal, a retirada do material, considerado propaganda eleitoral irregular pela administração, afetou temporariamente a saída dos veículos. A Prefeitura afirmou ainda que a operação estava sendo normalizada.

O Procon-BA identificou 544 ônibus parados em cinco garagens de empresas de transporte público de Salvador neste domingo (25). | Foto: Manu Dias/GOVBA

Justiça Eleitoral determinou prisão de secretário

Em meio à crise, o presidente do TRE-BA, Mauricio Kertzman Szporer, determinou a prisão em flagrante do secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, por suspeita de crime eleitoral relacionado à redução da frota. O secretário informou que estava em Paris, na França, em missão oficial, e que retornaria a Salvador nesta segunda-feira (26).

A petição pelo impeachment de Bruno Reis tem caráter de pedido de apuração e responsabilização. A existência do abaixo-assinado, por si só, não significa que tenha sido aberto um processo de impeachment nem que haja comprovação de responsabilidade do prefeito.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.