Educação

Jerônimo diz ‘esperar que Uneb entenda proposta do governo’ para encerrar greve na universidade

Petista indicou que, ainda nesta quinta, deve haver uma nova reunião para avançar sobre greve na Uneb

Por Matheus Caldas

Jerônimo diz ‘esperar que Uneb entenda proposta do governo’ para encerrar greve na universidadeCréditos da foto: Matheus Caldas/ TV Aratu
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quinta-feira (16/10) que os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) sejam receptivos com a proposta apresentada pelo governo para que a greve da universidade seja encerrada.
O petista indicou que, ainda nesta quinta, deve haver uma nova reunião para avançar sobre tema.
Segundo ele, a Uneb foi a única das quatro universidades estaduais baianas cuja associação de docentes não aceitou a proposta de melhoria salarial. “Estou esperando a Aduneb [Seção Sindical dos Docentes da Uneb] fazer a assembleia e dar sua resposta. Se aceitarem nossa proposta, pagaremos logo as quatro [universidades] para fazer a recomposição”, explicou.
Professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o governador diz que respeita e entende o mecanismo constitucional que resguarda o direito de paralisação, mas afirma “não querer greve”.
“Meu contracheque é como professor. Eu sei o que significa isso. Eu me comprometi na campanha a fazer uma melhoria nas condições, tanto de técnicos, quanto de professores, concursos e salários”, garantiu, em entrevista a jornalistas.
DETALHES DA PROPOSTA
Nesta terça-feira (15/10), o Fórum das Associações Docentes (Fórum das ADs, composto pela Adusb, Adusc, Aduneb e Adufs) participou de mais uma rodada de negociação com o governo do estado. Durante o encontro, a Secretaria de Educação (SEC) apresentou dados atualizados sobre a fila de promoções nas Universidades Estaduais da Bahia.
Em resposta à pressão dos docentes, a Secretaria de Administração (Saeb) comprometeu-se a desenvolver uma metodologia para assegurar o fluxo de liberação de promoções, com implementação prevista para o primeiro semestre de 2025.
O movimento docente, entretanto, defende a desvinculação entre vaga e classe como forma de garantir a promoção sem retenção, em conformidade com o Estatuto do Magistério Superior. Em resposta a essa reivindicação, o governo formalizou uma consulta à Procuradoria Geral do Estado (PGE), com previsão de retorno até o dia 18 de outubro. Representantes das quatro associações docentes e do Comando de Greve da Universidade do Estado UNEB estiveram presentes na reunião.
O governo também apresentou um panorama atualizado até outubro de 2024 sobre os pedidos de promoção retidos, informando que 402 professores aguardam na fila de promoções nas quatro universidades. “Para nós, é fundamental que a fila seja zerada e que o governo leve em consideração essa projeção, ou seja, as próximas solicitações, para que o direito não seja negado e haja continuamente a garantia de que os professores que solicitarem promoções tenham o seu direito garantido”, destacou Marcelo Lins, presidente da Adusc e coordenador do Fórum das ADs.
O Fórum das ADs garantiu que todos os compromissos firmados pelos representantes do governo fossem registrados em ata. A próxima reunião para tratar das promoções está agendada para o dia 4 de novembro, às 14h, na Secretaria de Educação (SEC).
Veja vídeo:


LEIA MAIS: Dia dos Professores: em greve, docentes da Uneb marcam manifestação no CAB para esta terça
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebookTwitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.