Ufba interdita bebedouros após suspeita de contaminação por coliformes
A interdição aconteceu após recomendação da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMAI) da Ufba
Por Da Redação.
Os bebedouros da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba), localizada no bairro da Federação, em Salvador, foram interditados após indícios de contaminação por Coliformes totais e Escherichia coli. A informação foi divulgada pela universidade na quarta-feira (9).
A interdição aconteceu após recomendação da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMAI) da Ufba. Segundo a instituição, foi determinada a realização de uma investigação com empresa credenciada para testes e realizada a lavagem dos reservatórios.
+ Ufba fica entre as 30 melhores universidades da América Latina
Em nota, a Ufba informou que "testes nos sistemas de abastecimento de água das instalações são uma rotina preventiva realizada periodicamente e que, uma vez constatada qualquer eventual irregularidade, são tomadas as medidas corretivas necessárias para a solução do problema".
"A Ufba esclarece ainda que testes nos sistemas de abastecimento de água das suas instalações são uma rotina preventiva realizada periodicamente e que, uma vez constatada qualquer eventual irregularidade, são tomadas as medidas corretivas necessárias para a solução do problema", declarou a universidade em comunicado. A lavagem dos reservatórios de água será providenciada pela instituição.
As suspeitas de contaminação surgiram após uma denúncia feita por Gemima Arcanjo, vice-coordenadora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. Durante aulas práticas de uma disciplina no segundo semestre de 2024, foram realizadas análises microbiológicas da água de alguns bebedouros da unidade.
Segundo Gemima, os resultados apontaram a presença de Coliformes totais e Escherichia coli nas amostras coletadas nos bebedouros do 4º e 7º andares.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).