Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos abre inscrições na Bahia e outros estados
Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos abre inscrições na Bahia e outros estados até o dia 28 de fevereiro
Por Lucas Pereira.
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, do Instituto Yduqs, abriu inscrições na Bahia e outros estados, referente ao primeiro semestre de 2026. Dessa forma, os interessados na iniciativa gratuita podem fazer o cadastro até o dia 28 de fevereiro.

No geral, o programa disponibiliza vagas em 21 unidades de ensino distribuídas por estados das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. O projeto é voltado para pessoas que não tiveram acesso à educação na idade regular ou que buscam superar dificuldades de leitura e escrita. As inscrições podem ser realizadas de forma online ou presencialmente, no Centro Universitário Estácio, em Salvador.
A relevância do programa nesta edição ganha força com a parceria entre o Instituto Yduqs e o Instituto Equatorial. Essa união foca especificamente em ampliar o alcance em estados como Alagoas, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá e Goiás, reforçando o atendimento em áreas de vulnerabilidade social. Com uma metodologia que utiliza situações do cotidiano como base para o ensino, o curso permite que o aprendizado seja aplicado de imediato, promovendo autonomia e cidadania para os alunos.
“Quando uma pessoa aprende a ler e escrever, ela amplia suas possibilidades de escolha, de participação social e de autonomia. O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, além de gratuito, foi pensado para dialogar com a realidade dos alunos, ajudando cada participante a usar o conhecimento no dia a dia e a transformar sua própria história. Acreditamos no poder da potencializar o impacto da alfabetização no país.", diz Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2023, do IBGE, indicam que o país ainda possui 9,3 milhões de pessoas analfabetas, sendo 8,3 milhões com mais de 40 anos. O problema é mais acentuado nas regiões Norte e Nordeste e impacta de forma desproporcional mulheres negras, pardas e moradores de áreas rurais.
Diante desse cenário, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs atua diretamente nas comunidades do entorno das unidades participantes, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais e sociais. A iniciativa reúne cerca de 100 integrantes, entre coordenadores, professores e monitores — estudantes dos cursos de licenciatura das instituições parceiras. Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 2 mil pessoas, com idades entre 30 e 70 anos, fortalecendo o vínculo entre educação superior e impacto social.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).